Categorias: Brasil

Vingança de Carminha vira cena histórica

PUBLICIDADE

Guardado a sete chaves, o castigo que Carminha (Adriana Esteves) impôs à Nina (Débora Falabella) em “Avenida Brasil” já pode entrar para a categoria de cenas icônicas da TV brasileira. Tensa do começo ao fim, a sequência começou com uma discussão em casa e evoluiu para um aterrorizante momento numa cova. Nina foi colocada a sete palmos e sofreu intenso terrorismo psicológico. Teve uma arma apontada para si, levou cuspida na cara e foi humilhada. Ao contrário do que se pode imaginar, no entanto, a experiência só aumentou sua sede de vingança. Os maus tratos a fizeram mais resiliente.

Há que se perceber, no entanto, que Carminha não foi tão extrema quanto se pensava. Ao invés de tentar se livrar da inimiga de uma vez, deu-lhe a chance de começar nova vida. A atitude pode ter surpreendido a muitos. Claro, o argumento de que a novela perderia sua principal trama caso a tortura fosse levada a cabo é válido. Ocorre que parte das pessoas parecia torcer por uma Nina dura de matar, que resistiria até mesmo a ser enterrada viva, como diziam os rumores sobre as cenas secretas.

O capítulo 102 de “Avenida Brasil”, sim, marca a grande virada da novela. Mais que o anunciado capítulo 100. Foi absolutamente eletrizante e consolida de vez João Emanuel Carneiro como um dramaturgo de grande repertório. A cena bebe e muito no gênero de suspense e terror psicológico do cinema. A princípio, lembra “Kill Bill”, de Quentin Tarantino, mas vai além ao pisar fundo nos momentos de horror. A direção e a fotografia da trama também se mostraram impecáveis. Vale destacar a cena em que Nina, trôpega, acorda debaixo de chuva. E, mais uma vez, Adriana Esteves pôs toda a novela no bolso, ao exagerar nos tons de sua personagem. Sarcástica, Carminha tripudiou e deu as melhores frases.

Uma pena que toda a tensão do começo do capítulo do capítulo tenha sido diluída nos blocos seguintes nos núcleos coadjuvantes. Ainda assim, podem ser destacados momentos de irreverência, como Ivana (Letícia Isnard) e Ágata (Ana Karolina) usando blondor nas pernas e no buço. A partir de agora, a balança de poder se inverte na novela. De posse das provas do caso de Carminha e Max (Marcello Novaes), Nina volta à mansão e transforma a vilã em sua escrava, fazendo até mesmo toda a família Tufão (Murilo Benício) achar que ela enlouqueceu.

Apesar de todo o seu potencial, o capítulo 102 da novela das nove foi exibido num sábado, dia que historicamente registra menores audiências. De acordo com a prévia do Ibope, a trama marcou 35 pontos de média, com pico de 38. Menos que os 40 registrados na quinta-feira (19). No mesmo horário, a Record ficou em segundo lugar, com 5,6, e o SBT em terceiro com 4 pontos. Não cabe comparar os folhetins entre si, mas, de longe, “Avenida Brasil” é a melhor novela das nove dos últimos tempos.

IG

Últimas notícias

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026

Mesmo com derrota para Botafogo, Treze só depende de suas forças para avançar para as semifinais do Paraibano

Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze não faz a…

22 de fevereiro de 2026

Segunda noite de desfile de ala ursas encerra Carnaval Tradição neste domingo

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa terminam na noite deste domingo (22) com…

22 de fevereiro de 2026

Última rodada do Paraibano define quatro clubes classificados para semifinais e sacramenta rebaixamento de dois

A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com…

22 de fevereiro de 2026