A Paraíba o tempo todo  |

Vídeo: Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes revelam a estratégia do governo e da prefeitura que acabou com a Cracolândia, em SP

Tarcísio e Nunes foto assessoria de imprensa

Durante mais de três décadas, uma parte do centro de São Paulo foi dominada por traficantes e usuários de drogas. A região ficou conhecida como Cracolândia. Dependentes químicos circulavam sem rumo e eram alvo fácil do crime organizado. Por muitos anos, o problema pareceu sem solução, até maio de 2025, quando ações conjuntas do Governo do Estado (na gestão Tarcisio de Freitas) e da Prefeitura de São Paulo (na gestão Ricardo Nunes) mudaram esse cenário.  Matéria nacional do telejornal Domingo Espetacular, trouxe ontem (16), como está e como era essa área.

Imagens exibidas no telejornal na época mostraram uma transformação inédita: as ruas antes tomadas por usuários estavam vazias. Seis meses depois, Reinaldo Gottino conversou em exclusividade para o Domingo Espetacular com o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O governador afirmou que a mudança foi fruto de um trabalho técnico e baseado em evidências, feito sem pressa e com foco no acolhimento. Segundo ele, três pontos foram decisivos: a criação de uma estrutura de governança com Ministério Público, Judiciário, Prefeitura e secretarias do Estado; a compreensão de como funcionava o ecossistema do crime organizado; e a criação de uma rede de suporte aos dependentes.

Desde o ano passado, o efetivo policial na região foi reforçado com 400 agentes e três novas unidades da polícia. Em parceria com o prefeito da capital Ricardo Nunes, via o maior sistema de monitoramento da América Latina o Smart Sampa que já levou à prisão mais de 1.500 criminosos. “Você tem aquele monitoramento que verifica aquela pessoa vendendo drogas, comunica a Polícia Militar e faz aquela apreensão e assim a gente conseguiu chegar nesse sucesso que era de combater aquela chaga de 30 anos que era a Cracolândia, pois hoje temos pessoas em tratamento e traficantes atrás das grades”, comentou a reportagem Ricardo Nunes.  

Print da reportagem do Domingo Espetacular

Tarcísio destacou que investigações permitiram cortar o fornecimento de drogas, atingindo a estrutura logística do tráfico. Ele contou que hotéis, pousadas, restaurantes, ferros-velhos e reciclagens funcionavam como negócios de fachada. Segundo o governo, crimes na região caíram após a desarticulação desses pontos. Mais de R$ 200 milhões em bens ligados ao crime organizado foram apreendidos pela Polícia Civil durante as operações. Gottino percorreu áreas que antes funcionavam como uma feira de drogas a céu aberto. Para o governador, a conquista do território foi decisiva, especialmente a ocupação da Favela do Moinho, que, segundo ele, servia como bunker do crime.

Veja a matéria na integra:

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe