Veneziano representa o Senado no Palácio do Planalto, em solenidade que marcou os 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos

O Presidente em exercício do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e noite desta segunda-feira (16), no Palácio do Planalto, da solenidade que marcou os 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), relançado em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Veneziano representou o Senado da República na solenidade, realizada, também, para marcar o Dia Mundial da Alimentação.

 

Após a solenidade, em contato com a imprensa, Veneziano destacou a importância do programa e lembrou que foi durante sua gestão, como prefeito de Campina Grande, que o PAA foi implantado, com resultados extremamente positivos. “O PAA foi parte importantíssima na nossa política de segurança alimentar, fornecendo alimentação para os restaurantes populares e cozinhas comunitárias e garantindo renda para os agricultores de Campina e região”, lembrou Veneziano.

 

Sobre o PAA – O PAA é um dos principais instrumentos de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à fome no Brasil. O governo compra alimentos diretamente dos produtores e distribui para famílias em condições de vulnerabilidade alimentar e nutricional. Os alimentos chegam a restaurantes comunitários, creches, entidades filantrópicas e instituições de ensino. Uma rede de cuidado especial com os brasileiros e brasileiras que mais necessitam.

 

Desde a sua criação, o PAA investiu mais de R$ 8,8 bilhões e adquiriu cerca de 5,5 milhões de toneladas de alimentos. São atendidas, em média, 15 mil entidades por ano com o fornecimento de alimentos. Mais de 50% dos recursos são destinados a municípios de até 50 mil habitantes. Em 2023, são R$ 500 milhões destinados à compra de alimentos da agricultura familiar.

 

“Esse 16 de outubro chama para o compromisso de garantir a segurança alimentar, ou seja, uma produção de alimentos capaz de assegurar em todas as regiões do país comida para a população e também para alimentar o mundo”, disse Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Redação com assessoria

Últimas notícias

Acusada de atear fogo no ex-companheiro é presa no Centro de João Pessoa

Foi presa mulher suspeita de tentar matar um homem ateando fogo contra ele, no Centro…

29 de janeiro de 2026

Superintendente do DNIT na Paraíba garante conclusão da primeira fase da triplicação da BR-230 até setembro

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, garantiu…

29 de janeiro de 2026

Alexandre de Moraes autoriza visita de Cabo Gilberto a Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta quinta-feira (29), o…

29 de janeiro de 2026

Presidente da Caixa, paraibano Carlos Vieira, participa de evento em NY sobre mercado de capitais

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, representa o banco em uma série de…

29 de janeiro de 2026

TCE-PB reprova contas dos municípios de Cruz do Espírito Santo e Sossêgo com imputação de débito

O Tribunal de Contas do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), sua primeira sessão ordinária híbrida…

29 de janeiro de 2026

Morador de rua tem corpo incendiado em tentativa de homicídio no Varadouro

Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…

29 de janeiro de 2026