O presidente do TSE, Alexandre de Moraes (à direita), se reuniu com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira (à esquerda) — Foto: Alejandro Zambrana / TSE
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, recebeu nesta quarta-feira (31) o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, para uma segunda reunião em duas semanas. De acordo com o tribunal, as respectivas áreas técnicas do TSE e da Defesa devem apresentar, em conjunto, “a possibilidade de um projeto piloto” para usar a biometria de eleitores reais no chamado teste de integridade das urnas eletrônicas.
A sugestão já havia sido feita pelas Forças Armadas no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral. Técnicos do TSE vinham considerando a hipótese inviável.
O teste consiste numa simulação de votação com o objetivo de provar que o voto digitado é o mesmo que será contado. É implementado nas vésperas das eleições, em seções eleitorais sorteadas, que recebem de três a quatro urnas para participar do controle.
“Foi ressaltada por ambas as áreas técnicas, que apresentarão, em conjunto, a possibilidade de um projeto-piloto complementar, utilizando a biometria de eleitores reais em algumas urnas indicadas para o referido teste, conforme sugestão das Forças Armadas no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral”, explicou o TSE em nota após a reunião.
O TSE vinha dizendo que fazer o teste com biometria real seria inviável porque exige convencer uma quantidade suficiente de pessoas a comparecer ao local do teste depois de votar normalmente na sua seção eleitoral. Além disso, há risco de fragilizar o sigilo do voto, porque ele será repetido pelo eleitor.
G1
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), ao Governo da Paraíba em…
Foi aprovado um reajuste nos valores das passagens intermunicipais e da travessia hidroviária Cabedelo-Costinha, na…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 7ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC),…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou ter se decepcionado com a decisão do…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel),…
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) publicou, nesta terça-feira (30), três editais da Política…