O transporte individual de passageiros cresceu 3,6 vezes mais do que o transporte de trens e metrôs entre 2010 e 2015, apontou levantamento divulgado nesta segunda-feira (12) pela Confederação Nacional de Transporte (CNT).
Ainda de acordo com o estudo, nas 13 regiões metropolitanas com sistemas de trens de passageiros e metrô a população cresceu 6,2% entre 2010 a 2015. No mesmo período, afirma a CNT, a frota de transporte individual – carros e motos – cresceu 24,5%, enquanto a malha dos sistema metroferroviário se expandiu apenas 6,7%.
Os dados da pesquisa “Transporte metroferroviário de passageiros” mostram ainda que o aumento do transporte individual leva a “mais congestionamentos e deslocamentos diários cada vez mais demorados”.
O estudo da CNT estima que o Brasil precisa construir 850 quilômetros de malha de metrôs e trens de passageiro para modernizar o transporte urbano nas grandes cidades. Atualmente, o país tem 1.062 quilômetros de trens de passageiros e metrôs. Para ampliar a malha seriam necessários investimentos de R$ 167,13 bilhões.
“Sem os investimentos corremos o risco de ter uma estagnação. Se o sistema não crescer, a qualidade cai, o que inibe a entrada de novos usuários”, afirmou o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
G1
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…
A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…
A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…
Da cidade de Areia, no Brejo paraibano, aos principais polos globais da estética, a trajetória…