Um caminhão com 15 homens submetidos a trabalho escravo foi abordado pela Polícia Militar do DF às 8h da última quinta-feira (1º), na BR-080, próximo à entrada da cidade de Brazlândia, no Distrito Federal. As pessoas, com idades entre 20 e 50 anos, são oriundas de cidades na Paraíba e no Ceará e circulavam o Brasil na caçamba do veículo para vender panelas. Conforme a corporação, a vítima mais antiga estava há seis anos sofrendo os abusos.
O operador do esquema era também o motorista do caminhão apreendido, um empresário cearense sem passagens pela polícia. “Ele ficava com os funcionários por uma média de quatro meses fazendo vendas. Eles só comem o tanto que conseguirem vender e não conseguem voltar para os estados pois criaram dívidas com o patrão”, explicou o tenente Lélis, que participou da abordagem na BR-080.
O militar informou que o caminhão foi selecionado ao acaso, pois não apresentava nenhuma irregularidade aparente, e se surpreendeu com o achado. “Não é comum para nós esse tipo de situação”, resumiu. Segundo ele, nenhum dos homens nasceu ou sequer já morou no DF.
O motorista foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal, pois o crime de submeter trabalhadores a condições análogas ao de um escravo extrapola as esferas estadual e distrital.
Confira o depoimento de Luan, 18 anos, uma das vítimas:
Foto: Divulgação/PMDF
Jornal de Brasília
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Adriano Martins faleceu na manhã desta quarta-feira (24),…
O vice-governador e pré-candidato a governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, dialogou com o presidente da…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos…
Por conta do feriado de Natal, celebrado nesta quinta-feira, 25 de dezembro, diversos serviços públicos…
As celebrações de Natal em João Pessoa já têm programação definida pela Arquidiocese da Paraíba.…
As linhas de ônibus que circulam em João Pessoa vão funcionar em esquema especial nesta…