O presidente Michel Temer convocou ministros para falar sobre as consequências da Operação Carne Fraca. Eles se encontrarão amanhã (domingo, 19). O primeiro encontro será às 14h, com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. A ideia é que o ministro repasse ao presidente informações colhidas pela pasta desde que a operação foi deflagrada, na última sexta-feira (17). As investigações apontam que o esquema, liderado por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio, pagava propina a agentes públicos responsáveis por emitir certificados sanitários.
Em seguida, Temer conversará, às 15h, com o ministro do Desenvolvimento, Marcos Pereira, e representantes de frigoríficos nacionais.
A maior preocupação do governo está nas consequências que a Operação Carne Fraca pode trazer ao processo de exportação das carnes brasileiras. A União Européia foi o primeiro país a formalizar o pedido de explicações direcionado ao Brasil. Outros países compradores de carne bovina no exterior também já fizeram requerimento, mas de maneira informal.
A operação investiga as irregularidades em duas das maiores empresas do setor. Executivos do frigorífico JBS e do grupo BRF já foram presos. Além disso, a Justiça Federal do Paraná determinou o bloqueio de cerca de R$ 1 bilhão das empresas envolvidas.
Em nota, a Polícia Federal informou que “os agentes públicos, utilizando-se do poder fiscalizatório do cargo, mediante pagamento de propina, atuavam para facilitar a produção de alimentos adulterados, emitindo certificados sanitários sem qualquer fiscalização efetiva”.
“Dentre as ilegalidades praticadas no âmbito do setor público, denota-se a remoção de agentes públicos com desvio de finalidade para atender interesses dos grupos empresariais. Tal conduta permitia a continuidade delitiva de frigoríficos e empresas do ramo alimentício que operavam em total desrespeito à legislação vigente”, ressaltou a PF.
Congresso em Foco
Acompanhe o PB Agora nas redes:
População lotou Parque Evaldo Cruz e celebrou a chegada de 2026 com arte, alegria, e…
A Prefeitura de João Pessoa garante o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriadão de…
Uma operação envolvendo a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano…
A Caixa informou que o sorteio da Mega da Virada 2025 foi adiado para esta…
A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…
A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…