(crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press)
A segunda superlua de 2025 poderá ser vista nesta quarta-feira (05), em todo o Brasil e no exterior, desde que o tempo esteja firme. O fenômeno será o segundo e também o penúltimo do ano, segundo o Observatório Nacional.
A superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto mais próximo de sua órbita em relação à Terra. Nessa configuração, o satélite natural pode parecer até 14% maior e cerca de 30% mais brilhante do que o habitual.
A previsão é de que o nascer da Lua ocorra por volta das 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém e 17h28 no Recife, horários aproximados, que variam conforme a região e o fuso local.
Na capital federal, a Superlua poderá ser apreciada logo após o por do sol, às 18h13. A observação não requer equipamentos, podendo ser feita a olho nu.
O fenômeno
O fenômeno acontece quando a lua cheia coincide com o perigeu, ponto de sua órbita em que está mais próxima da terra. O resultado é um satélite cerca de 14% maior e até 30% mais brilhante do que o normal.
Embora o termo “superlua” não tenha uma definição formal na astronomia, ele foi popularizado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle e passou a ser adotado na divulgação científica.
O diretor do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Hélio J. Rocha-Pinto, explica que a designação é usada quando a Lua cheia ocorre a menos de 360 mil quilômetros da Terra.
De acordo com o Observatório Nacional, 2025 terá três superluas: a primeira ocorreu em 6 de outubro; a segunda será nesta quarta-feira; e a terceira está prevista para 4 de dezembro.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…
Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…
Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…