STJ lança coletânea jurídica em homenagem ao ministro Marco Buzzi; paraibano está entre os autores

PUBLICIDADE

O Espaço Cultural Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove, no dia 3 de dezembro de 2024, das 19h às 21h, o lançamento do livro Liber Amicorum: Homenagem aos 13 anos de atuação do Ministro Marco Buzzi na Corte da Cidadania. A obra celebra a trajetória e a contribuição ímpar do magistrado catarinense ao Direito brasileiro. Organizado por Aline Gomes Caselato, Andréia Ramos Pereira, Eronides Aparecido Rodrigues do Santos e o paraibano Wilson Furtado Roberto, o livro reúne reflexões de renomados juristas sobre temas jurídicos de grande relevância, evidenciando o impacto da atuação do ministro Marco Buzzi no STJ.

A obra não apenas homenageia os 13 anos de dedicação do magistrado na corte, mas também consolida sua liderança em áreas cruciais do Direito, como responsabilidade civil, Direito Digital, conciliação e mediação. Destaca-se o papel do ministro Marco Buzzi na consolidação da Política Nacional de Solução Consensual de Conflitos, um marco para a democratização do acesso à Justiça e para a promoção da cidadania.

Vaja o comentário via redes sociais do paraibano Wilson Furtado sobre a a elaboração dessa obra:

Natural de Timbó, Santa Catarina, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi iniciou sua carreira como repórter fotográfico antes de ingressar no universo jurídico. Formado em Direito, destacou-se desde cedo, conquistando o primeiro lugar no concurso para juiz do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em 1982. Em 2011, tomou posse como ministro do STJ, integrando a 4ª Turma e a 2ª Seção, onde sua atuação se tornou sinônimo de produtividade e excelência, especialmente em matérias de Direito Privado.

O livro aborda temas de grande relevância, como justiça consensual, Direito Material e Processual Civil, Direito Digital, mediação e conciliação no Judiciário, além de análises de jurisprudências e acórdãos marcantes. Sua abordagem técnica e reflexiva torna a obra indispensável para advogados, juízes, promotores, acadêmicos e estudantes de Direito que buscam aprofundar seus conhecimentos e compreender o impacto do homenageado no cenário jurídico nacional.

Mais do que uma homenagem, Liber Amicorum é uma contribuição valiosa para a literatura jurídica brasileira, reafirmando o compromisso com a disseminação do conhecimento e a valorização de figuras que, como o ministro Marco Buzzi, deixaram um legado profundo e essencial para a construção de uma Justiça mais cidadã, acessível e moderna.

O lançamento do livro será realizado no Espaço Cultural STJ, localizado no mezanino do Edifício dos Plenários (segundo andar). O endereço do Superior Tribunal de Justiça é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Brasília-DF.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Desculpa de perdedor”, dispara Wellington Roberto após acusações de Nilvan Ferreira sobre falta de apoio em 2022

O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…

12 de dezembro de 2025

Wilson Santiago confirma alinhamento para representante do Republicanos presidir próximos dois biênios da ALPB

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…

12 de dezembro de 2025

Ministro da Educação, Camilo Santana cumpre agenda em JP, CG e Bayeux na próxima semana

Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…

12 de dezembro de 2025

Natal Iluminado: PMCG celebra Dia do Forró no Parque Evaldo Cruz; confira programação

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…

12 de dezembro de 2025

Obras da Orla Sul devem ser concluídas em fevereiro de 2026, avalia Cícero Lucena

O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…

12 de dezembro de 2025

Aposentados e pensionistas da PB já receberam de volta mais de R$ 73 milhões por descontos não autorizados do INSS

Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…

12 de dezembro de 2025