A Paraíba o tempo todo  |

SP amanhece com forte nevoeiro

 A capital paulista amanheceu com forte nevoeiro que comprometeu a visibilidade nesta sexta-feira (26). Ele foi causado pela combinação de céu aberto da madrugada, falta de vento, alta umidade e calor.
Durante a madrugada, as condições do tempo se mantiveram estáveis, com temperatura média de 13ºC e taxa de umidade relativa do ar acima de 90% na maioria dos pontos de medição.

Às 6h, o Aeroporto de Congonhas abria e operava em condições visuais para pousos e decolagens. Em Guarulhos, o Aeroporto de Cumbica estava aberto e operava por instrumentos no horário.

Por volta das 6h30, a névoa se dispersava na cidade.

Neblina x Nevoeiro
A distância da visibilidade é a que define se o que ocorre é neblina ou nevoeiro porque a formação é igual: bastante umidade, vento calmo e baixas temperaturas.

O ponto de partida é o local do observador. Se a pessoa consegue enxergar além de um 1 km, é neblina. Se não consegue enxergar a menos de 1 km, é nevoeiro.

Por exemplo, se o pedestre está na Praça do Ciclista, na Av. Paulista, e não consegue enxergar o Masp – cuja distância é de 1 km – é um nevoeiro. Se consegue ver o museu, é neblina.

A formação dos dois é igual, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A estrutura é formada por bastante umidade, ausência ou vento calmo e baixas temperaturas. Ela se dissipa assim que o dia nasce, com a entrada de raios solares.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe