A Paraíba o tempo todo  |

Smartphones e PCs estão sendo hackeados via Bluetooth

 O uso do Bluetooth tem crescido bastante nos últimos anos, especialmente após a popularização dos fones de ouvido sem fio (não deixe de conferir nosso guia dos melhores fones wireless), smartbands e smartwatches.

A tecnologia é muito conveniente em nossas vidas, e nos permite aproveitar ainda mais o potencial de nossos smartphones e PCs, mas poucos desconhecem que ela também traz riscos.

O simples fato de usar um fone sem fio na academia, por exemplo, já pode colocar milhares de usuários em vulnerabilidade.

De acordo com a Armis, empresa especializada em segurança da informação, hackers estão explorando falhas no Bluetooth para obter informações pessoais de inúmeros indivíduos, além de controlar remotamente seus dispositivos.

Os ataques são silenciosos, e na maioria das vezes, as pessoas sequer percebem que estão sendo hackeadas; isso porque sequer é necessário ativar o ‘modo de descobrimento’ ou autorizar conexões.

Entre as plataformas afetadas estão o Windows, Linux, Android e iOS, apesar de que a Microsoft e Google afirmam já ter corrigido tais vulnerabilidades nas versões mais recentes do sistema – no caso do Android a 4.4.4 ou superior e do Windows todas as versões compatíveis com esse padrão de conexão.

A Apple, por sua vez, não se manifestou sobre uma possível correção, apesar da Armis alegar que iDevices a partir do iOS 10 não são afetados.

O mais preocupante é que, nos casos de invasão, é praticamente impossível detectar o ‘culpado’ (mesmo que ele esteja próximo das vítimas.

Tendo dito isso, é importante tomar cuidado em locais públicos como, por exemplo, cafés, aeroportos e academias, e sempre se certificar de que seu dispositivo, seja ele um PC ou smartphone, está com todas as atualizações em dia.

Felizmente, para a maioria de nós isso não é necessariamente um problema, vendo que os principais alvos de ataque são executivos e celebridades, mas ainda assim, como diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.

Caso você utilize um dispositivo mais antigo, é melhor deixar o Bluetooth desativado quando estiver fora de casa, isso não só garantirá a segurança de suas informações, como também vai te render algumas horas extras longe das tomadas.

 

Tudo Celular

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe