Categorias: Brasil

Sistema bloqueará celulares não homologados pela Anatel em 2013

PUBLICIDADE

 Os usuários de celular foram surpreendidos no começo da semana com a notícia de que as operadoras pretendem fechar o cerco contra aparelhos piratas através de um novo sistema que bloqueará aparelhos não homologados (certificados) pela Anatel.

 

A iniciativa, que junta Oi, Claro, Vivo e Tim, pretende frear a entrada de celulares de baixa qualidade e marcas duvidosas no País (em muitos casos, falsificações descaradas).

 

Segundo a Sinditelebrasil, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, o bloqueio não atingirá celulares em operação, só aparelhos comprados a partir de meados de 2013.

 

E como fica o smartphone para uso pessoal que tanta gente compra numa viagem ao exterior, de maneira totalmente legal? Vários brasileiros, por exemplo, já vêm trazendo um iPhone 5 de volta na mala.

 

A questão ainda não foi totalmente esclarecida. A Sinditelebrasil informa que, se o modelo já tiver homologação na Anatel (caso do iPhone 5), não há problema, pois ele será reconhecido pelo sistema. Já no caso de modelos ainda não cadastrados pela agência, como é o caso hoje do Google Nexus 4 e do HTC One X, ainda não existe um consenso de como será o procedimento. Segundo a Sinditelebrasil, a homologação de cada modelo de aparelho é de responsabilidade do fabricante, cabendo ao usuário apenas a parte da habilitação da linha.

 

Por e-mail, a Anatel disse que nesses casos, no entanto, “o usuário pode solicitar a homologação de um equipamento para uso pessoal, mas terá de contratar um laboratório para a realização dos testes”; sem contudo dar explicações de como isso poderia ser feito. Disse ainda: “Recomendamos que, ao comprar aparelhos no exterior, opte por modelos já homologados no Brasil. Se comprar algum modelo que ainda não foi homologado, aguarde o fim da certificação para usar o aparelho”.

 

Já a assessoria da TIM declarou que “as condições específicas para bloqueio de celulares piratas ainda estão sendo debatidas entre prestadoras, fornecedores e Anatel.”

 

Nem a Anatel nem a Sinditelebrasil dizem ter números sobre os celulares piratas em circulação hoje no País. Ainda segundo os dois órgãos, o programa não trará qualquer custo adicional ao usuário.

 

O registro de cada aparelho

 

O novo sistema fará seu monitoramento a partir do IMEI (International Mobile Equipment Identity / Identificação Internacional de Equipamento Móvel), sequência de 15 números que é o registro individual de um aparelho móvel, seja tablet ou celular. Ele se localiza numa etiqueta sob a bateria, mas também pode ser visualizado digitando-se *#06# no aparelho.

 

Uma sequência númerica do IMEI inclui informações sobre origem, modelo e número de série do aparelho. O sistema de controle das operadoras está de olho especificamente nos números que correspondem ao modelo.

 

Estadão

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sine Municipal de Campina Grande oferece 746 vagas de emprego por meio de empresas parceiras

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…

29 de dezembro de 2025

“Veio para somar” diz Wallber Virgolino sobre apoio de Efraim Filho nas eleições su´lementares em Cabedelo

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Cabedelo, Walber Virgolino (PL), comentou o cenário…

29 de dezembro de 2025

Apartamento da desembargadora Fátima Bezerra é alvo de furto milionário em JP

O apartamento da desembargadora Fátima Bezerra, localizado no bairro do Altiplano, em João Pessoa, foi…

29 de dezembro de 2025

Corpo de homem desaparecido é encontrado em área de mangue na Ilha do Bispo

O Corpo de Bombeiros da Paraíba localizou, nesse domingo (28), o corpo de um homem…

29 de dezembro de 2025

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025