Os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira (9) a indicação do ministro Luiz Fux para a 11ª vaga do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para confirmar a indicação, os senadores devem agora aprovar o nome de Fux em votação no plenário do Senado, o que deve ocorrer ainda nesta quarta. A aprovação do ministro também terá de ser publicada no Diário Oficial da União para ser oficializada.
A sabatina do magistrado na comissão durou cerca de quatro horas e foi marcada por elogios dos parlamentares às qualidades de Fux, que recebeu 23 votos a favor de sua indicação. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que a indicação de Luiz Fux para o STF representava “a maior homenagem à magistratura brasileira”.
Aécio disse que o magistrado assumirá o posto no STF a partir do reconhecimento de todos os brasileiros. “Vossa excelência não é um ministro indicado por um grupo vitorioso nas urnas, vossa excelência é o ministro do Supremo aplaudido, reconhecido e homenageado por todos os brasileiros.”
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-PA) afirmou que Fux “era um homem que estava à frente do tempo”. Já a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-MA), afirmou que estava satisfeita não pelas “palavras bonitas” do ministro, mas sim encantada “como mulher”, pela forma como Fux defendeu uma atuação da magistratura comprometida com os mais pobres.
G1
O movimento político liderado pelo deputado estadual Fábio Ramalho já começa a produzir efeitos práticos…
Na manhã de ontem (02), policiais da Força Tática do 13º BPM prenderam dois suspeitos…
Um incêndio de grandes proporões atingiu um mercado no bairro do Pedregal, em Campina Grande,…
Ontem (02), o pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que divulgou orientações sobre…
Na abertura do ano legislativo nesta segunda-feira (02), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que divergências…
O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…