RETA FINAL: confira a ordem correta de votação nas Eleições 2022

PUBLICIDADE

Daqui a quatro dias, as brasileiras e os brasileiros vão às urnas para escolher os chefes do Poder Executivo federal e estadual, e os membros das assembleias estaduais, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Saber a ordem em que os votos são registrados na urna eletrônica é muito importante para evitar confusões ou até mesmo a anulação do voto.

Segundo o artigo 119 da Resolução TSE nº 23.669/2021, que dispõe sobre os atos gerais das Eleições 2022, a votação deve obedecer a seguinte ordem:

– deputado federal

– deputado estadual ou deputado distrital

– senador

– governador

– presidente da República

Essa ordem não pode ser alterada. Isso significa que, para chegar a vez de votar para presidente da República, por exemplo, é necessário ter votado – seja num candidato, seja em branco, ou nulo – em todos os cargos anteriores. Importante destacar votar nulo ou em branco para outros cargos não anula o voto dado a um único candidato específico.

A eleitora ou o eleitor deve ler com atenção na tela da urna eletrônica o cargo que está sendo indicado para votação. Isso porque, se um número errado for digitado – por exemplo, o número de um deputado estadual no campo destinado para deputado federal –, a urna entenderá que a pessoa deseja anular o voto. Portanto, a sugestão é levar uma lista com os números dos candidatos escolhidos escrita na ordem em que eles aparecerão, a chamada “cola eleitoral”.

Para estar bem treinado na hora de votar, o TSE preparou um simulador de votação, que pode ser acessado no Portal do Tribunal na internet e utilizado quantas vezes quiser.

A ferramenta serve apenas para educar o eleitor e não tem nenhuma capacidade de registrar votos.

PB Agora com informações do TSE

Últimas notícias

“Ele está pronto para esse momento”: Nabor fala em ‘desafios’, mas garante que Lucas está preparado para governar a PB

O prefeito do município de Patos e pré-candidato ao Senado Federal, Nabor Wanderley, avaliou que…

2 de abril de 2026

Primeira ação: governador da PB, Lucas Ribeiro decide implantar parque para pessoas com TEA na Granja Santana

O governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, que tomou posse como governador da Paraíba nesta quinta-feira…

2 de abril de 2026

Veneziano descarta Ana Cláudia na vice de Cícero e reafirma: “Candidata a deputada estadual”

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) descartou nesta quinta-feira (2) a possibilidade de sua…

2 de abril de 2026

“Já vou embora, mas sei que vou voltar”, diz João Azevêdo ao deixar o cargo de governador da Paraíba

Ao deixar o cargo de governador da Paraíba, João Azevêdo revelou sensação de missão cumprida…

2 de abril de 2026

“Lucas vai honrar a Paraíba”: Aguinaldo demonstra confiança no sobrinho à frente do Executivo estadual

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro disse estar confiante que seu sobrinho, o agora governador Lucas…

2 de abril de 2026

Daniella Ribeiro fala em ‘realização de um sonho’ durante posse do filho, Lucas Ribeiro, como governador da Paraíba

Acompanhada do pai, o ex-prefeito de Campina Grande Enivaldo Ribeiro, a senadora Daniella Ribeiro classificou…

2 de abril de 2026