O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29). Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes.
Veja o que disseram autoridades, jornalistas e pessoas ligadas ao esporte:
Confederação Brasileira de Futebol, em notas oficiais
A CBF manifesta a sua consternação com as notícias que chegam da Colômbia, dando conta de um acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense, jornalistas e convidados, a caminho do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Estamos em contato com a Conmebol, autoridades locais e representantes do clubes em busca de mais informações, antes de quaisquer possíveis medidas quanto ao andamento do futebol brasileiro. Desde já, manifestamos a nossa solidariedade e direcionamos nossas orações aos passageiros e tripulantes do voo. #ForçaChape”
“A CBF comunica o adiamento da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, inicialmente prevista para amanhã [quarta]. Definições a respeito deste jogo serão informadas ao longo do dia.”
Michel Temer, presidente da República, em nota
“Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade. Estamos colocando todos os meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível. A aeronáutica e o Itamaraty já foram acionados. O governo fará todo o possível para aliviar a dor dos amigos e familiares do esporte e do jornalismo nacional.”
Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em nota
“A Confederação Sul-Americana de Futebol confirma que foi notificada por autoridades colombianas de que o avião que viajava a delegação da Chapecoense, do Brasil, sofreu um acidente em sua chegada a Colômbia. Estamos em contato com autoridades e na espera de notícias oficiais. A família Conmebol lamenta enormemente o ocorrido. Todas as atividades estão suspensas até novo aviso. O presidente Alejandro Domínguez está se dirigindo a Medellín.”
Atlético Nacional, pelo Twitter
“Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informação das autoridades”.
Imagens feitas no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, na segunda-feira (28), registraram o embarque da Chapecoense rumo à Colombia para a final da Copa Sul-Americana, que estava marcada para esta quarta-feira (30). A viagem acabou com 76 mortos e 5 feridos, segundo as autoridades colombianas.
Entre as imagens há fotos do repórter do Globoesporte.com Laion Espíndula e um vídeo divulgado pela Chapecoense no Facebook. No vídeo, o gerente de futebol Cadu Gaúcho afirma que a viagem era a mais importante da história do clube. “Mais importante até agora né. Cada ano que passa a gente vai conseguindo marcar a história do clube. A gente espera que possa, numa final inédita de Sul-Americana, fazer um primeiro jogo muito bom”, disse.
A Chapecoense tinha disputado partida do Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras no domingo (27) e por isso se encontrava em São Paulo. A ideia era transportar a equipe direto para Medellín, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não permitiu o deslocamento. A viagem para a Colômbia teve então escala na Bolívia, onde a delegação enfim entrou no avião da empresa Lamia.
O avião, de matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. Segundo a imprensa colombiana, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
Neymar – A comoção tomou conta das redes sociais após confirmação do acidente do avião que transportava a delegação da Chapecoense até Medellín, na Colômbia. Perfis oficiais de diversos clubes brasileiros e estrangeiros se manisfestaram, assim como a Conmebol, que comunicou a suspensão da decisão da Copa Sul-Americana. Algumas personalidades do futebol também prestaram homenagem. Através do Twitter, Neymar postou uma imagem com “Força Chape”, mensagem que se espalhou na internet. Felipe Melo foi o primeiro brasileiro a se manifestar com mensagem de apoio e torcida.
G1
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, assinou as portarias de nomeação de 57 Agentes…
Entrevistada nesta quinta-feira (8) no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, a deputada Cida…
O vereador de João Pessoa, Marcos Henriques (PT), avaliou como positiva a manifestação realizada na…
O novo concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai oferecer 39 vagas…
O Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa, promove durante o mês de janeiro a…
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou carta de demissão ao presidente Lula…