Categorias: Brasil

Reforma tributária: Aguinaldo reforça compromisso com responsabilidade

Comissão Mista da Reforma Tributária se reúne pela 1ª vez e Aguinaldo reforça compromisso com responsabilidade que o país impõe

A Comissão Mista da Reforma Tributária brasileira começa a ganhar corpo, tendo o  Congresso Nacional como protagonista. Nesta quarta-feira, 4, o grupo formado por deputados e senadores se reuniu pela primeira vez para analisar duas Propostas de Emendas Constitucionais, a 45 e a 110, que tratam sobre o tema. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba, que é o relator da Reforma na Câmara dos Deputados destacou que o objetivo, nesse momento, é o compromisso com a responsabilidade que o país impõe.

“Para ficar claro, nós estamos olhando com o olhar de responsabilidade que o país nos impõe. Não é criar um sistema de exceção, que já existe hoje, que é o nosso. E para alguns setores temos um olhar diferenciado, por conta da peculiaridade de cada um. Por isso estamos fazendo as reuniões a fim de buscar as soluções para que haja a neutralidade que nós almejamos nesse novo sistema, sem que seja necessário abrir exceções para cada setor, se não vamos voltar a fazer o que já existe”, ressaltou.

Os membros da comissão falam em um sistema tributário mais racional e menos burocrático e estão trabalhando com um prazo de 45 dias para a apresentação de uma proposta consolidada.

Conforme o deputado Aguinaldo, o objetivo é trazer transparência nesse novo sistema, trazendo também a segurança jurídica, que é o que o cidadão deseja.

“Temos propostas que estão sendo discutidas nas duas Casas. Agora iremos discuti-las na busca de convergência, em um texto que represente o pensamento do Congresso como um todo”, disse Aguinaldo.

Neste primeiro momento a participação do governo federal deve se limitar ao envio de sugestões. A expectativa é que a equipe econômica proponha um projeto de lei com a unificação de PIS e Cofins em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, chamado de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a proposta deve ser “acoplável” ao texto que entrará em discussão no Congresso.


Assessoria

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026