A Paraíba o tempo todo  |

Radar do Exército vai monitorar o céu do Rio durante a Olimpíada

 Quase uma operação de guerra, mas somente para garantir a paz nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A segurança de um evento desde porte – como é de se imaginar – é extremamente reforçada, afinal, grandes autoridades mundiais estarão aqui no Rio para prestigiar os Jogos. O presidente dos Estados Unidos Barack Obama é uma delas… Não há espaço para qualquer atividade hostil, mas ameaças existem. E, se por acaso qualquer maluco pensar em um atentado, as Forças Armadas – em parceria com forças de segurança internacionais – já estão tecnologicamente preparadas para garantir que tudo ocorra dentro do previsto.

Nós fomos conhecer um dos equipamentos mais modernos e tecnológicos que o Exército Brasileiro vai usar durante a Olimpíada. Aqui, no Primeira Brigada de Artilharia Antiaérea, este poderoso radar móvel de busca está pronto para garantir a segurança do espaço aéreo da cidade maravilhosa durante os Jogos. O radar Saber M60 é capaz de detectar alvos até cinco mil metros de altura em um raio de 60 quilômetros e acompanhar até 60 alvos simultâneos.

Durante os Jogos Olímpicos, o radar móvel vai operar em conjunto com outros radares de vigilância das Forças Aéreas Brasileiras como parte dos sistemas de defesa antiaérea de baixa altura. É dele que viria, por exemplo, as informações para a utilização de mísseis ou canhões antiaéreos para derrubar uma possível ameaça que venha do céu.

O desenvolvimento do radar Saber M60, diferente do que estamos acostumados com equipamentos de ponta assim, é feito com tecnologia 100% nacional pelo Centro Tecnológico do Exército; custou 22 milhões de dólares. Mas garantiu ao país o domínio de mais uma tecnologia estratégica para defesa e segurança.

Neste caso, a torcida maior é para que o radar fique lá, monitorando, mas sem ter que buscar alvo nenhum. Se a tecnologia é mais uma arma de garantia de soberania nacional, os atletas e torcedores dos Jogos podem ficar mais tranquilos em relação a ameaças. As Forças Armadas estão bem preparadas. Se você quiser se surpreender ainda mais, fique ligado. No próximo capítulo da nossa série Olhar Olímpico, vamos mostrar como o Exército está preparado para ameaças químicas, biológicas, radioativas ou até nucleares…mais uma operação de guerra onde só se quer paz; muita paz!

Redação com Olhar Digital

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe