Categorias: Brasil

Quarta feira de trevas; entenda o que é

PUBLICIDADE

 Hoje, quarta-feira Santa encerra-se o período da Quaresma, que começa na Quarta-Feira de Cinzas, o dia seguinte à Terça-Feira de Carnaval, com a imposição das cinzas na testa dos fiéis, lembrando-os que são pó e ao pó irão voltar.

Neste dia, assim como na próxima quinta e sexta-feira celebram-se os Ofícios chamados de Trevas (os Tenebrae) uma tradição medieval, para lembrar os fiéis que a escuridão vai descer sobre a Terra com a morte de Jesus. São salmos cantados no género de cantos gregorianos, de preferência “As lamentações do profeta Jeremias sobre Jerusalém”, efectuados à noite na igreja, onde um candelabro triangular com 15 velas acesas lembrando os 150 salmos da Bíblia, também chamado de Galo de Trevas é colocado.

Por cada um deles que se canta, apaga-se uma vela do candelabro e do altar, fazendo também soar as matracas (instrumentos de madeira que produzem um som seco, lúgubre), para lembrar que Jesus caminha para a morte. Quando a última vela é apagada, a igreja fica às escuras e o som seco das matracas anuncia o efémero triunfo das Trevas sobre a Luz, desmentido a seguir pelo ténue brilho de uma vela acesa por trás do altar indicando que através da sua Ressurreição, Cristo triunfa sobre a Morte, derrotando essas mesmas Trevas.

Na missa deste dia lê-se a Paixão segundo S. Lucas e em algumas localidades faz-se a procissão do encontro de Nossa Senhora das Dores com o Senhor dos Passos.

Não nos podemos esquecer do sofrimento da Mãe de Jesus, conhecida nestas celebrações como Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa, e que esta pequena estatueta em marfim, um trabalho indo-português do sec. XVII tão bem sabe retratar em todo o seu desalento! A quando da apresentação de Jesus no Templo, o velho Simeão depois de tomar o Menino nos braços profetizou-lhe: “E uma espada trespassará o teu coração”, Lc 2, 35. Os braços caídos da Senhora com as mãos voltadas para fora exprimem a aceitação de todo o sofrimento que Lhe estaria reservado para redenção da Humanidade…
E que maior dor poderá haver para qualquer mãe do que ver morrer o seu filho?



Redação com Baú da História

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Léo Bezerra revela que não recebeu convite para posse do novo diretório do PSB em João Pessoa

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou que até o momento não recebeu…

15 de janeiro de 2026

Enem 2025: Inep divulga notas individuais nesta sexta-feira

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)…

15 de janeiro de 2026

Ministério Público aciona justiça para cobrar instalação de salas especiais em escolas estaduais na Capital

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública para que o Estado…

15 de janeiro de 2026

Família busca informações sobre desaparecimento de jovem em João Pessoa

A família de Lucas Rodrigues está em busca de informações que possam ajudar a localizar…

15 de janeiro de 2026

Ronaldo Barbosa evita comentar situação de Léo Bezerra e foca na posse como presidente do PSB em João Pessoa

O futuro presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, evitou comentar a situação do…

15 de janeiro de 2026

Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa acusa Guga Pet de fazer uso político da causa animal: “Verdadeiro parasita”

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welisson Silveira, fez duras críticas ao vereador…

15 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464