Mais de 220 mil pessoas participaram de protestos em várias cidades de norte a sul do Brasil nesta segunda-feira (17). A onda de protestos, que nas últimas semanas tinha como foco principal a redução de tarifas do transporte coletivo, ganhou proporções maiores e passou a incluir gritos de descontentamento com várias causas diferentes.
São Paulo
Na manifestação de São Paulo, que reuniu 65 mil pessoas (segundo medição do instituto Datafolha) na zona oeste e na zona sul da cidade, por exemplo, ouviam-se gritos de ordem contra a presidente Dilma Rousseff (PT), contra o governador Geraldo Alckmin, faixas contra o uso de dinheiro público nas obras da Copa, protestos contra a PEC 37 (proposta de mudança de legislação que tira o poder de investigação do Ministério Público), contra corrupção, por educação melhor e redução do custo de vida.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, onde, segundo estimativas da Coppe/UFRJ, 100 mil pessoas participaram dos protestos, houve confronto com policiais, que tentaram dispersar manifestantes com o uso de bombas de gás lacrimogêneo. Manifestantes fizeram barricadas com fogo.
Brasília
Após serem contidos por um cordão de isolamento da Polícia Militar, dezenas de manifestantes conseguiram furar o bloqueio e invadiram a área externa do Congresso Nacional, em Brasília, nesta segunda-feira (17), aos gritos de “a-ha, u-hu, o Congresso é nosso”. Eles ocuparam a marquise onde ficam as duas cúpulas, a da Câmara e a do Senado. Os manifestantes continuam a subir na laje do Congresso — a PM só conseguiu bloquear uma das entradas.
O protesto foi organizado pelas redes sociais.
UOL
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (13), um alerta de "Perigo Potencial"…
Enquanto órgãos públicos terão o funcionamento suspenso durante o reinado de Momo, espaços de lazer,…
O Atlético de Cajazeiras anunciou, na manhã desta sexta-feira (13), a demissão do técnico Paulo…
A vereadora Eliza Virgínia confirmou que seguirá no Progressistas após reunião em Brasília com o…
Após as declarações do ex-secretário de Saúde, Jhony Bezerra (Avante), que sugeriu estar sendo "empurrado…
O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) explicou nesta sexta-feira (13), a cena em que aparece ao…