A Paraíba o tempo todo  |

Programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil é alvo de fraudes

O programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil, lançado nesta segunda-feira (17), já é alvo de fraudes que circulam no WhatsApp e nas redes sociais.

Os golpistas usam links falsos, vídeos e chatbots para enganar as pessoas a fornecer suas informações pessoais e financeiras. Eles prometem descontos de até 99% nas dívidas, mas na verdade só querem roubar dinheiro das pessoas.

Se você receber uma mensagem sobre o Desenrola Brasil, desconfie de qualquer link ou solicitação de informações pessoais. Para negociar suas dívidas, entre em contato diretamente com seu banco ou credor.

O Desenrola Brasil é um programa legítimo que pode ajudar você a quitar suas dívidas, mas é importante estar ciente dos golpes que estão sendo usados para tirar vantagem das pessoas que estão procurando ajuda.

Os golpes no WhatsApp mais comuns são os de phishing, onde os golpistas enviam mensagens que parecem vir de fontes confiáveis, como bancos ou empresas de serviços públicos. As mensagens pedem às vítimas que cliquem em um link ou forneçam suas informações pessoais, como número do cartão de crédito ou senha.

Os alvos mais atingidos pelos golpes no WhatsApp são:

  • Pessoas que são mais propensas a clicar em links de desconhecidos;
  • Pessoas que são mais propensas a fornecer suas informações pessoais a estranhos;
  • Pessoas que são mais propensas a ser enganadas por ofertas atraentes;
  • Pessoas que são mais propensas a estar em situação de vulnerabilidade financeira.

Os golpes mais usados no Whatsapp

  • Golpes de phishing: Os golpistas enviam mensagens que parecem vir de fontes confiáveis, como bancos ou empresas de serviços públicos. As mensagens pedem às vítimas que cliquem em um link ou forneçam suas informações pessoais, como número do cartão de crédito ou senha.
  • Golpes de loteria: Os golpistas enviam mensagens dizendo que a vítima ganhou um prêmio em dinheiro ou um carro. Os golpistas pedem às vítimas que paguem uma taxa para receber o prêmio.
  • Golpes de empréstimo: Os golpistas enviam mensagens dizendo que podem ajudar a vítima a obter um empréstimo. Os golpistas pedem às vítimas que forneçam suas informações pessoais, como número do CPF e renda mensal.
  • Golpes de emprego: Os golpistas enviam mensagens dizendo que podem ajudar a vítima a encontrar um emprego. Os golpistas pedem às vítimas que forneçam suas informações pessoais, como currículo e histórico de emprego.
  • Golpes de amor: Os golpistas criam perfis falsos em sites de relacionamento e aplicativos de paquera. Os golpistas se passam por pessoas que não são, e tentam construir relacionamentos com as vítimas. Depois de ganharem a confiança das vítimas, os golpistas pedem dinheiro ou presentes.

Como reduzir o risco de cair em golpes no Whatsapp

  • Nunca clique em links de desconhecidos.
  • Não forneça suas informações pessoais, como CPF, senha ou número do cartão de crédito, a ninguém que você não conheça.
  • Fique atento a erros gramaticais e ortográficos em mensagens suspeitas.
  • Se você receber uma mensagem que parece fraudulenta, denuncie ao Ministério da Fazenda ou à Polícia Civil.

O Ministério da Fazenda e a Polícia Civil estão investigando os casos de fraude envolvendo o Desenrola Brasil.

Imagem de Robinraj Premchand por Pixabay


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe