Categorias: Brasil

Previsão do tempo neste final de semana na PB

As chuvas deverão continuar na Paraíba neste final de semana, embora de forma isolada. Essa é a previsão do meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno. A tendência é de evolução de chuvas mais representativas para as próximas 24 horas.

Magno adiantou que o tempo deverá ficar entre parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de chuvas isoladas. Segundo ele, algumas localidades da região semi-árida – Cariri, Curimataú e Sertão – deverão receber chuvas mais moderadas, mas não há previsão de temporal, como o que ocorreu na madrugada de quarta-feira (19) na região do Litoral.

O meteorologista da Aesa explicou que as precipitações pluviométricas registradas entre os meses de janeiro e março são inerentes ao sistema vórtice ciclônico em ar superior, que induz a formação de nuvens e chuvas sobre o Nordeste.

Embora haja previsão de chuvas, a temperatura continuará alta em todo Estado, uma média de 30°C. Na região do Litoral, neste sábado, (22), o tempo deverá registrar muita nebulosidade e ocorrência de chuvas em áreas isoladas, com temperatura mínima de 25°C e máxima de 30°C. Já no Brejo, o céu estará com nebulosidade variável e possibilidades de ocorrência de chuvas isoladas, com temperatura mínima de 20°C e máxima de 30°C.

Para as regiões do Agreste, Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão a previsão e de que o tempo vai oscilar entre parcialmente nublado e nublado, com ocorrência de chuvas isoladas. A temperatura mínima será de 21°C e a máxima de 34°C, no Sertão e Alto Sertão.

Veja o quadro nacional

Um sistema de baixa pressão em alto níveis da atmosfera – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – se intensificou sobre o Sudeste e em parte do Centro-Oeste, inibindo a formação de nebulosidade no Rio, em Minas, no Espírito Santo, em Goiás e no DF, de acordo com a Climatempo. No sul do Rio Grande do Sul e em Roraima o ar seco também impede o surgimento de nuvens carregadas. A presença de uma frente fria no mar forma muita instabilidade nas demais áreas do Sul. No restante do País o ar abafado forma instabilidades tropicais. Veja a previsão do tempo por região:

Norte

Neste sábado, o sol aparece forte, a temperatura fica elevada e não chove em Roraima. O sol aparece forte, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva à tarde no centro-sul e na capital do Tocantins, no norte de Rondônia, no Acre e no Amazonas. No sul de Rondônia a chuva deve ser forte e volumosa. Nas demais áreas do Norte, o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte. Faz calor em todas as áreas e o ar continua bastante abafado.

Nordeste

O sol aparece forte e chove principalmente à tarde no Planalto da Conquista, no centro-oeste da Bahia, na Chapada Diamantina e no sul do Maranhão e do Piauí. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo fica instável com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte, principalmente no norte da Região.

Centro-Oeste

Neste sábado o sol aparece forte, a temperatura fica elevada e chove à tarde em Goiás e no Distrito Federal. Nuvens muito carregadas crescem pelo interior e provocam chuva a qualquer hora que pode ser forte e volumosa nas áreas de Pantanal em Mato Grosso e na região de Cuiabá. Nas outras áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul até acontecem períodos com sol, mas sempre entre muitas nuvens e a chuva cai a qualquer momento do dia, com maior intensidade a partir da tarde.

Sudeste

A chuva cai a qualquer momento e intercala com alguns períodos de sol no norte do Espírito Santo. O sol aparece mais forte sobre as outras áreas da Região Sudeste, mas as nuvens aumentam à tarde e provocam pancadas de chuva em algumas cidades. A chuva pode ser forte, mas acontece de forma rápida.

Sul

As pancadas de chuva acontecem a qualquer momento e podem ser fortes no sudoeste e no sul do Paraná e na maior parte de Santa Catarina. Nas serras em Santa Catarina, no norte gaúcho, no Vale do Ivaí no Paraná e no litoral e na capital paranaense o risco de chuva forte também é alto, mas as pancadas de chuva intercalam com aberturas de sol. No norte do Paraná e nas demais áreas do Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre, chove apenas à tarde.

 

Terra

 

Últimas notícias

Operação para desarticular organização criminosa no interior da PB prende 11 pessoas

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 9ª Delegacia…

24 de janeiro de 2026

Mais um equipamento do Smart City João Pessoa é alvo de vandalismo

Instaladas por toda a cidade pela Prefeitura de João Pessoa com foco na segurança pública,…

24 de janeiro de 2026

Recém-nascido é encontrado morto dentro de caixa de papelão em João Pessoa

Na noite dessa sexta-feira (23), moradores do bairro de Paratibe, na Zona Sul de João…

24 de janeiro de 2026

Aguinaldo Ribeiro garante ‘novidades nos próximos dias’ sobre federação entre Progressistas e União Brasil

Na Paraíba, lideranças das duas siglas especulam sobre quem vai ficar com a responsabilidade de…

24 de janeiro de 2026

Criminosos tentam aplicar golpe usando imagem de coordenador da Defesa Civil de JP

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, divulgou um vídeo nessa sexta-feira…

24 de janeiro de 2026

João Azevêdo e ministra Margareth Menezes anunciam R$ 65 milhões para a cultura paraibana 

O governador João Azevêdo e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participaram, nesta sexta-feira (23),…

24 de janeiro de 2026