Categorias: Brasil

Presidente do TCU Vital do Rêgo defende que fiscalização no BC respeite sigilo bancário

PUBLICIDADE

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Vital do Rêgo Filho, defendeu que a fiscalização do BC (Banco Central) no caso da liquidação do Banco Master deve respeitar limites constitucionais, a exemplo do sigilo bancário.

Em entrevista, o presidente voltou a defender a prerrogativa do órgão de fiscalização, mas admitiu que é preciso estabelecer uma forma de atuação técnica para evitar ultrapassar esses limites.

“Não precisamos perder o nosso dever de fiscalizar, mas também, ao mesmo tempo, saber que existem limites constitucionais. De um lado, eu tenho a Constituição me resguardando do direito de fiscalizar; do outro lado, existem determinadas situações que devem obediência, como o sigilo bancário”, disse.

Segundo Vital do Rêgo, no retorno dele a Brasília na próxima segunda-feira (12), ele se dedicará a estabelecer “um modus operandi” para o trabalho do TCU.

Vital do Rêgo disse que a avaliação sobre a possibilidade de reversão da liquidação extrajudicial do Banco Master não cabe à Corte, mas sim ao STF (Supremo Tribunal Federal).

“O dever do TCU é levantar dados sobre se a liquidação foi feita dentro da legalidade. Quanto a isso, não resta dúvida, e o Banco Central também entende isso”.

Vital do Rêgo evita cravar um prazo para que a diligência sobre a atuação do BC seja finalizada no TCU, mas afirmou que o processo deve correr “muito rápido”.

O setor financeiro e outros segmentos da economia brasileira temem que a apuração do TCU sobre a atuação do BC no caso Master resulte na reversão da liquidação extrajudicial.

A declaração do presidente do TCU ocorre em meio à expectativa de que o relator do caso Banco Master, ministro Jhonatan de Jesus, suspenda a inspeção no Banco Central nos documentos sobre a liquidação.

A sinalização de recuo ocorre em meio à pressão do mercado financeiro e ao desconforto de ministros do órgão com a atuação de Jesus. O isolamento do relator levou à reavaliação da postura.

O relator teria sido convencido pelos demais ministros a paralisar o caso até o fim do recesso da Corte. Desse modo, o assunto voltaria a ser debatido, desta vez pelo colegiado, apenas na primeira sessão de 2026, marcada para o dia 21 de janeiro.

Vital do Rêgo vem sinalizando que vê o TCU sob ataque e que nenhuma instituição pública, mesmo na condição de órgão regulador, pode ficar imune ao controle externo.

Segundo o presidente da Corte, o aprofundamento da investigação foi autorizado pelo ministro relator, Jonathan de Jesus, com base em fundamentos legais e os resultados ainda serão submetidos ao julgamento do plenário.

Com CNN

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ministro do STF manda PF ouvir presidente do CFM após nota sobre Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a Polícia Federal colha o depoimento…

8 de janeiro de 2026

Aliados de Motta e Alcolumbre avaliam ter apoio suficiente para derrubar veto de Lula ao projeto da dosimetria

Em entrevista a mídia nacional no dia de ontem 907), aliados dos presidentes da Câmara…

8 de janeiro de 2026

Lula sanciona lei que proíbe descontos em benefícios do INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que proíbe descontos de…

8 de janeiro de 2026

Em sessão marcada por discussões, Câmara de Santa Rita revoga projeto que permitia vereador preso participar de sessões

Durante sessão tumultuada realizada no fim da tarde desta quarta-feira (7), a Câmara Municipal de…

7 de janeiro de 2026

Para confirmar apoio à Cícero Lucena, Pedro Cunha Lima condiciona transformação da Granja Santana em parque público

O apoio do ex-deputado federal e presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima,…

7 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

“Posso contribuir”, garante secretário Deusdete Queiroga ao vislumbrar vagas no TCE-PB ou na majoritária nas Eleições 2026

O secretário de Estado de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, garantiu ao PSB, partido ao qual é…

7 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464