Categorias: Brasil

Presidente do BNDES pede demissão

PUBLICIDADE

A presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Maria Silvia Bastos, pediu demissão do cargo na tarde desta sexta-feira (26), em reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. Em sua carta a Temer, ela alegou “razões pessoais” para deixar o cargo que ocupou durante quase um ano no comando do banco.

O BNDES informou que o diretor Ricardo Ramos, funcionário de carreira do banco, responderá interinamente pela presidência da instituição.

A saída de Maria Silvia Bastos é mais uma das baixas no governo, depois das delações de Joesley Batista, dono da JBS, incriminando Temer. Em pouco mais de uma semana, o governo perdeu os ministros das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), da Cultura, Roberto Freire (PPS), e três assessores da Presidência da República – Sandro Mabel (PMDB), Rodrigo Rocha Loures (PMDB) e Tadeu Filippelli (PMDB).

Loures está diretamente envolvido no caso da mala de R$ 500 mil entregue por um executivo da JBS e foi afastado do mandato parlamentar. Já Filippelli foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (23), acusado de participar de um esquema de superfaturamento nas obras do estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Veja a carta de Maria Silvia aos funcionários do BNDES:

Prezados benedenses

Nesta sexta-feira, 26 de maio, informei pessoalmente ao presidente Michel Temer a minha decisão de deixar a presidência do BNDES.

Todos os diretores permanecem no cargo e o diretor Ricardo Ramos, pertencente ao quadro de carreira do BNDES, responderá interinamente pela presidência do Banco.

Deixo a presidência do BNDES por razões pessoais, com orgulho de ter feito parte da história dessa instituição tão importante para o desenvolvimento do país. Nas duas passagens que tive pelo Banco, como diretora, nos anos 90, e agora, como presidente, vivi experiências desafiadoras e de grande importância para a minha vida profissional e pessoal.

Neste ano à frente da diretoria do BNDES busquei olhar para o futuro, estabelecendo novos modelos de negócios e estratégias para o Banco, sem descuidar do passado e do presente, sempre tendo em mente preservar e fortalecer a instituição e seu corpo funcional.

Desejo boa sorte a todos, esperando que sigam trabalhando para que o BNDES continue sendo o Banco que há 65 anos faz diferença na vida dos brasileiros.

Um grande abraço

 

Jornal do Brasil
FOTO: Lula Marques/AGPT

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Explosão atinge festa em estação de esqui na Suíça, e polícia fala em ‘dezenas de mortos’

Pelo menos 10 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, a maioria com gravidade,…

1 de janeiro de 2026

Réveillon: Campina Grande entra em 2026 com noite histórica de emoção e cultura

População lotou Parque Evaldo Cruz e celebrou a chegada de 2026 com arte, alegria, e…

1 de janeiro de 2026

PMJP garante atendimento de serviços essenciais no feriadão de Ano Novo

A Prefeitura de João Pessoa garante o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriadão de…

1 de janeiro de 2026

PREÇO JUSTO: em João Pessoa, 2026 inicia com ações contra abusos no aluguel de cadeiras e guarda-sóis na Orla

Uma operação envolvendo a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano…

1 de janeiro de 2026

Caixa adia sorteio da Mega da Virada para hoje; o valor subiu para R$ 1,09 bilhão

A Caixa informou que o sorteio da Mega da Virada 2025 foi adiado para esta…

31 de dezembro de 2025

PMCG anuncia pagamento da folha de dezembro para esta sexta-feira

A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…

31 de dezembro de 2025