A Paraíba o tempo todo  |

Portabilidade já está disponível em todo o país para telefones

A partir desta segunda-feira (2), usuários de celulares de 362 cidades dos estados de São Paulo – incluindo a capital -, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Pará vão poder trocar de operadora mantendo o número de telefone, seja fixo ou móvel, na última etapa do serviço de portabilidade no país.

A mudança atingirá 37.827.320 usuários de telefones de municípios que ainda não são atendidos pelo serviço. Serão integrados os DDDs 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91(PA) e 11 (SP). Somente o DDD 11, de São Paulo e outras 63 cidades paulistas, concentra 30,8 milhões de assinantes, o maior volume de usuários do país.

O calendário de implantação da portabilidade no Brasil, cuja implantação foi iniciada 1º de setembro de 2008, cumpre a determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que previa o atendimento a todo país até 11 de março. O serviço deve chegar aos 67 DDDs do Brasil, ficando disponível a 193 milhões de usuários.

Regras

De acordo com as regras da portabilidade, as transferências de operadora, com manutenção do número, só podem ser solicitadas dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.

A portabilidade deve ser pedida pelo usuário à operadora para qual ele deseja migrar. Pelas regras, o pedido tem de ser atendido em até cinco dias úteis.

Trocas

De acordo com a ABR Telecom, entidade que administra a portabilidade no Brasil, desde o início da implantação até a meia-noite da última quinta-feira (26), 491.823 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 319.907 são usuários de telefonia móvel e 172.016 de telefonia fixa.

No mesmo período, 326.874 usuários tiveram seus números de telefones transferidos para novas operadoras escolhidas, dos quais 216.981 são usuários de telefonia móvel e 109.893 assinantes de telefonia fixa.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe