A Paraíba o tempo todo  |

Pesquisas eleitorais terão base no IBGE

Os institutos de pesquisas terão que usar como base das pesquisas eleitorais os dados populacionais oficiais medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o que determina a emenda aprovada, na noite dessa quarta-feira (09/09), pelo Senado de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Tanto o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), quanto o do PSDB, Arthur Virgílio (AM), foram contrários à emenda, que acabou aprovada. O senador Crivella justificou a proposta como uma forma de dificultar a manipulação de pesquisas.

O Senado também aprovou nessa quarta-feira (09/09) a manutenção da exigência de idoneidade moral e reputação ilibada, como condição para os candidatos a cargos eletivos. A exigência é prevista na emenda apresentada à reforma eleitoral pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Os senandores Arthur Virgílio, Wellington Salgado (PMDB-MG) e Valter Pereira (PMDB-MS) consideraram os critérios subjetivos. No entanto, a emenda já havia sido acatada pelos relatores, os senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), antes da aprovação do texto base.
 

 

 

Agencia Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe