Categorias: Brasil

Pesquisadores da UFPB lançam boletim informativo sobre as chuvas no Brasil

PUBLICIDADE

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram um boletim sobre as chuvas ocorridas no Brasil durante o ano de 2020. De acordo com o relatório, foram analisados dados de 1.334 estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN).

O levantamento feito pode verificar a probabilidade de ocorrência de desastres naturais, como deslizamentos de terra, alagamentos e inundações. Na Engenharia, pode auxiliar em obras hídricas, como as redes de drenagem.

Segundo o estudo, a precipitação média anual do território brasileiro foi de 1.495 mm. A precipitação máxima anual foi registrada na região Norte do país, mais especificamente no estado do Pará, com um valor de 3.868 mm. Já a precipitação mínima anual foi registrada no semiárido da Bahia, com um valor de 365,8 mm.

 

As informações mostram que as 10 estações que registraram maiores precipitações localizam-se nas regiões Norte e Sudeste do país, enquanto as estações com os 10 menores registros de chuva encontram-se na região Nordeste do Brasil.

“Por meio desse boletim a sociedade poderá ter acesso a informações técnicas sobre a chuva em todo o Brasil, em diversas escalas de tempo e de maneira simples. Alunos do ensino médio, de escolas públicas e particulares, podem utilizar o boletim para extrair informações sobre a chuva nas diversas regiões do território brasileiro. As próprias agências governamentais federais, estaduais e municipais podem acessar os dados, para entender o que aconteceu na sua região em termos de chuva. Para entender esses dados o leitor não precisará mais ler uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado, pois o boletim fornece uma visão geral da chuva no Brasil”, destacou o Prof. Cristiano das Neves Almeida, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPB e coordenador responsável pela pesquisa.

No estudo, além das precipitações anuais (soma de todos os registros de precipitação ocorridas em uma estação durante o período de 1 ano), também foram analisadas precipitações diárias (soma das precipitações ocorridas entre 9h de um dia e 9h do outro dia) e horárias (soma das precipitações ocorridas em um intervalo de uma hora).

O professor Cristiano ainda destacou o sucesso da pesquisa. Cinco dias após o lançamento do boletim, ele já somava quase 700 visualizações. Grande parte dos acessos são de pessoas fora do ambiente acadêmico.

O documento foi lançado em março de 2021. Também participaram da pesquisa o professor Victor Coelho, os doutorandos Emerson Freitas e Geraldo Moura, os mestrandos Marcela Meira e Filipe Carvalho – todos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) – e o discente do curso de Engenharia Civil, Abner Lins, em cooperação com pesquisador Javier Tomasella, do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta a Desastres Naturais (CEMADEN).

“Queremos mostrar à sociedade o trabalho de qualidade que nós realizamos. Assim, o trabalho dos professores, mestrandos e doutorandos da UFPB ganhará visibilidade frente à comunidade não científica”, explicou o Prof. Cristiano.

Redação com UFPB
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Rombo de quase R$ 15 bi nas contas municipais será desafio para prefeitos eleitos em outubro, alertam especialistas

O rombo dos municípios brasileiros em fevereiro deste ano somava R$ 14,7 bilhões no acumulado…

3 de maio de 2024

Vereador cita que na CMCG existe ´Camaleônicos´ e lembra que colegas que tentaram destruir Romero hoje o abraçam

Em depoimento ontem (02), na Tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande o vereador Alexandre…

3 de maio de 2024

Prefeito Emerson Panta lança São João de Santa Rita 2024 com atrações inéditas

Evento promete movimentar a economia local e celebrar tradições juninas com uma programação diversificada O…

3 de maio de 2024

Incêndio de grandes proporções deixa moradores em alerta, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em…

3 de maio de 2024

Veja a relação dos 35 celulares que vão parar de funcionar no WhatsApp

Por meio de comunicado oficial, o WhatsApp anunciou uma grande de lista de celulares Android…

3 de maio de 2024

Paraíba confirma quarta morte por dengue em 2024 e vacinação é ampliada

Mais uma morte provocada por dengue é registrada na Paraíba. A Secretaria de Estado de…

3 de maio de 2024