Categorias: Brasil

Paternidade: Alencar descarta se submeter a DNA

PUBLICIDADE

O vice-presidente José Alencar descartou se submeter a um exame de DNA no processo movido pela professora aposentada Rosemary Morais, de 56 anos, que busca o reconhecimento de paternidade. Alencar deu a declaração em entrevista ao Programa do Jô, veiculada na madrugada desta quarta-feira (4).

Em 21 de julho a Justiça determinou que Alencar reconheça a paternidade de Rosemary. O advogado do vice-presidente informou que vai recorrer da decisão.

Alencar disse que espera que seja suspenso o segredo do justiça no caso para que ele possa se manifestar livremente sobre o tema. O pedido já foi encaminhado por seu advogado à Justiça. Durante a entrevista, Alencar negou ter tido relação com a mãe da professora e admitiu, porém, ter frequentado a “zona boêmia” de Caratinga, em Minas Gerais, cidade onde viveu dos 16 aos 28 anos.

Ele ressaltou que não há indícios de que ele seja pai da professora e usa a afirmação como justificativa para não realizar o exame de DNA. “Os próprios tribunais falam, tem que ter indícios. Se fosse assim, todo mundo que foi à zona um dia, pode ser (pai). Não é possível. São milhões de casos de pessoas que foram à zona, só que grande parte desses casos não tenham sido objeto de interesse, nem político nem econômico. Agora, pelo fato de eu ter sido, vou me submeter a um DNA, que também não é 100%?”, questionou.

 

Apesar da disposição em manter a disputa na Justiça, o vice-presidente disse que fica “honrado” com a possibilidade de ter uma filha com 56 anos. “Se ela for minha filha, ela obviamente será recebida de braços abertos”, disse o vice-presidente. Apesar disso, afirmou que “não se pode fazer as coisas desse jeito”, criticando a condução do processo.

“Eles (defesa da professora) fizeram uma joint venture, contrataram ficcionistas admiráveis e fizeram um troço que tiraram não sei de onde. Então eu não vou me submeter a uma coisa dessa de forma nenhuma. Do contrário, todo mundo vai chegar e dizer você tem que fazer isso, fazer aquilo, com uma chantagem qualquer. Eu não estou habituado a ceder a chantagens”, afirmou.

 

Versão da professora
Em 22 de julho, a professora aposentada disse ao G1 que sua mãe, Francisca Nicoline de Morais, morta há sete meses, queria obter o reconhecimento da paternidade da filha pelo vice-presidente José Alencar “por uma questão de honra”.

Rosemary conta que, há 14 anos, sua mãe ficou doente e decidiu contar sobre a identidade do pai. Segundo ela, Francisca mostrou a foto de um dos filhos de Alencar em um jornal e disse: “Este é seu irmão, filha”.

Segundo a professora, a mãe era enfermeira em Caratinga e teve um relacionamento com Alencar no início da década de 50. “Por ela ser muito humilde, ele [Alencar] deixou minha mãe de lado, não deu importância para a gravidez. Ela contava que ele não era de ficar presenteando. Ia na casa dela, dormia e no dia seguinte ia trabalhar. Não era um namoro de apaixonado. Era um caso apenas”, conta a professora aposentada.

Rosemary lembra que procurou Alencar na época em que ele estava em campanha para o Senado e se apresentou como filha dele. Segundo ela, um interlocutor do vice-presidente teria pedido que ela deixasse para tratar o assunto depois das eleições. “Disse que, depois da política, ia resolver e não resolveu nada. Depois, tentei falar com assessores deles e me mandaram procurar a Justiça”, disse Rosemary.

A aposentada afirma que só entrou com a ação contra Alencar porque teve ajuda de amigos e que, apesar de se sentir rejeitada, admira o vice-presidente pela “honestidade e coragem”.

“Eu peço muito a Deus que dê vida a mim e a ele e que nos dê uma chance para conversar pelo menos um pouco, para que ele saiba quem eu sou. Só essa mágoa que eu tenho, de ele nunca ter me dado a oportunidade de conversar. Nesse ponto, ele decepciona muito. Ele é esse homem honesto, exemplo de fé em Deus, de vontade de viver, mas quando chega nessa questão, ele me deixa triste”, afirmou Rosemary.

G1

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE recomenda suspensão de São João por cachês elevados, na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou a suspensão de todos os…

18 de maio de 2024

Polícia Militar prende grupo suspeito de integrar facção e intimidar moradores na Paraíba

Em uma operação realizada nessa sexta-feira (17), a Polícia Militar prendeu quatro suspeitos de fazer…

18 de maio de 2024

Sousa enfrenta Santa Cruz do Rio Grande do Norte neste sábado pelo Brasileirão

O Sousa enfrentará o Santa Cruz-RN neste sábado (18), às 15h, em partida válida pelo…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024

Mais trechos de praia na PB são liberados para banho após operação de combate ao despejo de esgoto no mar; confira

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) publicou o relatório mais recente sobre a…

18 de maio de 2024

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a fase de testes de segurança…

18 de maio de 2024