Categorias: Brasil

Paraibano Alex Azevedo é empossado como diretor da ANTT

PUBLICIDADE

Em solenidade realizada nesta terça-feira (06), em Brasília, o paraibano Alex Antônio de Azevedo Cruz, foi empossado como diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na mesma  cerimônia  realizada no auditório da sede da ANTT,  tomou posse o novo diretor-geral, Guilherme Theo Sampaio.

O evento, acompanhado por cerca de 500 pessoas, reuniu parlamentares, autoridades do Executivo e do Judiciário, dirigentes de órgãos de controle, representantes do setor produtivo e do setor regulado, além de servidores e colaboradores da Agência, simbolizando a centralidade da instituição no ciclo de investimentos em infraestrutura que projeta transformar a logística do país.

Paraibano de 62 anos, Alex Azevedo dedicou grande parte do discurso a uma reflexão sobre sua trajetória e a dimensão humana do transporte. Em sua fala, explicou bastante que sua atuação será pautada em humanidade, ética e compromisso regional.

Com mais de três décadas de serviço público, destacou o peso simbólico de ver familiares e conterrâneos presentes na cerimônia, marcando um momento de emoção pessoal e profissional.

 “Cada usuário representa uma vida, uma família que deposita confiança no sistema de transporte regulado pela Agência. Essa responsabilidade é profundamente humana e ética. Assumo este cargo com diálogo, firmeza, sensibilidade e compromisso de buscar soluções que garantam eficiência, integração nacional e competitividade logística ao Brasil”, afirmou o novo diretor.

Ele também fez questão de situar os desafios específicos do Nordeste, destacando a expectativa em torno da Transnordestina, ferrovia que terá em outubro seu primeiro trecho em operação entre Piauí e Ceará.

 “É uma obra de décadas, que começa a se concretizar. São 680 quilômetros e a ANTT tem papel central em garantir que ela cumpra sua função de integrar a região e abrir novas oportunidades de desenvolvimento. Esse será um dos nossos grandes focos”, completou o novo diretor.

As falas dos demais diretores da ANTT reforçaram o clima de coesão, harmonia, respeito, amizade e expectativa em torno da nova composição da diretoria colegiada, agora completa.

O diretor da ANTT, Felipe Queiroz, destacou a importância de consolidar a Agência não apenas como a principal reguladora do Brasil, mas como referência internacional.

“Temos quatro dimensões estratégicas que precisam nos guiar: pessoas, inovação, sustentabilidade e segurança. É assim que vamos projetar a ANTT além das fronteiras, tornando-a modelo no continente. A gestão anterior consolidou a ANTT como melhor agência reguladora do Brasil, mas agora o sarrafo subiu. Se nos mantivermos assim, não teremos feito nada além da nossa obrigação. A missão agora é tornar a ANTT na maior e melhor agência do continente”, afirmou Queiroz.

Mineiro e advogado licenciado, o novo diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, já integrava a diretoria colegiada da ANTT desde 2021 e exercia interinamente a direção-geral desde fevereiro deste ano, em decorrência do término do mandato do ex diretor-geral, Rafael Vitale. No discurso de posse, mesclou emoção pessoal e firmeza técnica.

Para ele, o Brasil precisa de um ambiente regulatório sólido, que dê segurança a quem investe e confiança a quem utiliza os serviços. “Nossa missão é garantir que cada contrato, cada decisão e cada regulação seja um instrumento de desenvolvimento nacional, sempre com foco no usuário”, reforçou o novo diretor-geral.

Além dos novos diretores, a solenidade contou com a presença de nomes de peso, como o senador Marcos Rogério, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal; o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, representando o ministro Renan Filho; os diretores da ANTT, Felipe Queiroz e Amaral Filho; e o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, também prestigiou o evento.

A posse marca a consolidação de um processo que se estendeu pelos últimos meses: após sabatina na Comissão de Infraestrutura e aprovação em Plenário, os nomes foram confirmados pelo Senado Federal e, em seguida, nomeados oficialmente pelo Presidente da República.

Agora, com a formalização, a diretoria colegiada da Agência está completa e inicia-se um ciclo de cinco anos de mandato em um momento estratégico: o maior volume de investimentos privados em transportes e infraestrutura terrestre da história nacional.

Redação com assessoria ANTT

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mulher pula janela para fugir de agressões do companheiro em condomínio de João Pessoa

Uma mulher de 37 anos precisou pular pela janela do próprio apartamento, neste domingo (7),…

8 de dezembro de 2025

Após denúncias, PMJP promete intensificar fiscalização na Mata do Seixas, em João Pessoa

A secretária executiva de Segurança Urbana de João Pessoa, Capitã Rebeca, realizou uma inspeção na…

8 de dezembro de 2025

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

Operação investiga organização que lucrava com abortos clandestinos em João Pessoa

A Polícia Civil revelou, nesta segunda-feira (8), que uma organização criminosa especializada em aborto clandestino…

8 de dezembro de 2025

Olho no Pix: Bradesco em CG é multado em R$ 50 mil após falha de segurança em transferências

O Procon de Campina Grande multou o Banco Bradesco em R$ 50 mil por má…

8 de dezembro de 2025