O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, iniciou na noite desta segunda-feira (19) um tratamento com hemodiálise para reabilitar o funcionamento dos rins. De acordo com novo boletim médico divulgado na tarde de hoje pelo hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, o quadro de saúde “requer cuidados”.
Nas últimas horas, Niemeyer teve uma nova hemorragia digestiva , além de piora nas funções renais. Segundo o boletim, assinado pelos médicos Fernando Gjorup e José Suassuna, o arquiteto está lúcido e realiza diariamente fisioterapia respiratória na Unidade Coronariana do hospital. Ainda não há previsão de alta.
Ontem, o hospital havia informado de uma piora no estado de saúde do arquiteto, em função do agravamento do quadro de insuficiência renal.
Niemeyer também sofreu uma hemorragia digestiva na semana passada e foi controlada, mas a complicação reapareceu no último fim de semana.
Internado desde o início do mês, o arquiteto já foi hospitalizado outras três vezes este ano, com quadro de desidratação, pneumonia e infecção urinária. Em dezembro, ele completa 105 anos.
IG








