Lembrei-me, nesta semana, de uma canção que escutava guando era criança e, por incrível que pareça, provocava-me um sentimento de desamparo. Com certeza o autor, o grande compositor Vinícius de Moraes, não tinha a intenção de provocar nos ouvintes, em especial nas crianças, este sentimento. Vinícius, como era de costume, simplesmente brincava com as palavras e acordes. A canção é intitulada de “A Casa” e sua letra é a seguinte:
“Era uma casa muito engraçada /
Não tinha teto, não tinha nada /
Ninguém podia entrar nela, não /
Porque na casa não tinha chão /
Ninguém podia dormir na rede /
Porque na casa não tinha parede /
Ninguém podia fazer pipi /
Porque penico não tinha ali /
Mas era feita com muito esmero /
a rua dos bobos numero zero”
Essa música também poderia ser o hino brasileiro até o início da década de noventa. O Brasil era uma “casa feita com muito esmero a rua dos bobos numero zero”.
Mas como toda edificação, a construção do atual Brasil se deu pelo alicerce. O governo do ex-presidente Fernando Collor de Melo reflete bem este momento. O governo Itamar se encarregou de construir a sapata. Fernando Henrique edificou as paredes, pilares e vigas. O governo Lula rebocou e executou a construção do telhado, sem sequer uma simples “chuva” pra atrapalhar.
Apesar de estarmos em uma casa coberta, cabe a nós brasileiros nos preocuparmos e pressionarmos os parlamentares, apesar do resultado da eleição, no sentindo de mudar o nome da rua e o numero da casa.
Na fabula infantil “Os Três Porquinhos”, os personagens, Prático, Heitor e Cícero, decidiram sair da casa de sua mãe e construir cada um a sua própria casa. No Brasil qualquer um dos três candidatos, que se destacaram nas eleições, ao sair vitorioso, não iria ter que se preocupar com a contrução de uma nova casa, mas sim, com o acabamento, a parte mais cara e delicada de qualquer obra. Caso contrário, muito embora a casa seja de alvenaria, ficaremos vulneráveis as incisivas do “Lobo Mau”, com a intenção de nos devorar.
De qualquer maneira, temos que queimar a cauda do “Lobo Mau”!
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou que até o momento não recebeu…
O Ministério da Educação (MEC) confirmou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública para que o Estado…
A família de Lucas Rodrigues está em busca de informações que possam ajudar a localizar…
O futuro presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, evitou comentar a situação do…
O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welisson Silveira, fez duras críticas ao vereador…