A Paraíba o tempo todo  |

Organizada por paraibanos, 1ª Mostra da Fantacine tem programação on-line e gratuita para todo o Brasil

Organizada pelos paraibanos João Paulo Palitot (cineasta) e Virgínia Duan (produtora cultural) com o objetivo de fomentar a rede cultural do país, a 1a edição da Fantacine: Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia iniciou, nesta semana, a exibição de 26 filmes (curtas-metragens) distribuídos nas mostras temáticas Anhangá, Boiúna e Akuanduba.

Haverá, ainda, a exibição de dois filmes convidados no encerramento da mostra. Tudo de forma gratuita e on-line, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19. A iniciativa é realizada com recursos da Lei 14.017/2020 – LEI ALDIR BLANC.

Entre os dias 23 a 25 de abril, o público terá acesso de maneira virtual à produção audiovisual brasileira do gênero fantástico (que rompem a barreira da naturalidade e da realidade, o que inclui os gêneros de ficção científica, thriller, suspense, fantasia e terror), produzida em 12 estados brasileiros. A curadoria do evento, responsável pela seleção dos curtas-metragens inscritos, é assinada pelos cineastas Gian Orsini e Ian Abéem parceria com a curadora e técnica audiovisual Betânia Avelar.

 

Sobre as mostras:

A Mostra Akuanduba faz um recorte temático sobre a produção da ficção científica brasileira. “Através da construção deste pequeno recorte de obras que buscam compreender alguns anseios e temores da sociedade contemporânea, a relação entre os seres viventes (humanos ou não), a tecnologia e a política, nossos medos e projeções catastróficas são tecidas na tela por meio de uma potente e diversificada produção que vislumbra o futuro como imposição da necessidade de questionar o presente, as causas e efeitos que nos fizeram caminhar até aqui”, comenta o curador Gian Orsini.

Os filmes escolhidos sob o recorte específico da temática são: Missão Berço Esplêndido (SP), de Joel Caetano; E agora, Você (PB), de Edson Lemos Akatoy; Sobre Nossas Cabeças (BA), de Susan Kalik e Thiago Gomes; Ex-humanos (PE), de Mariana Porto; Atrofia (PE), de Geisla Fernandes e Wllyssys Wolfgang; Carta ao presidente Francis Pierce ou Algo sobre nosso tempo (SP), de Well Darwin e Psicotikka; DNA-M Deus Não Acredita em Máquinas (PB), de Ely Marques Ferreira; Nave Mãe (RJ), de Eloi Leones e Yuri de Carvalho Lobo; LU-MEN (BA), de André Ottero e Murilo Rocha; Tá Foda (RS), de Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Ícaro Castello, Ligia Torres, Victoria Alves; e O Prazer de Matar Insetos (RJ), de Leonardo Martinelli.

A Mostra Boiúna traz o universo mítico para o centro da sua discussão. Segundo a curadora Betânia Avelar, “como os domínios turvos das águas dos rios em que habita a Boiúna, o cinema fantástico mítico persegue rastros serpenteados do perturbador universo do aterrorizante e do sobrenatural. O universo mítico costuma ser um recurso e um dos caminhos mais enigmáticos na atmosfera do cinema fantástico”.

Os filmes que integram essa mostra são: Mãtãnãg, A Encantada (MG), de Shawara Maxakali e Charles Bicalho; Vendo Boto (AM), de Nonato Tavares; A Barca (AL), de Nilton Resende; Fundo do Céu (BA), de Matheus Vianna; Rasga Mortalha (MA), de Thiago Martins de Melo; Jamary (AM), de Begê Muniz; e ECO (ES), de Lucas de Carvalho Costa.

A Mostra Anhangá se notabiliza pela diversidade dos olhares e das formas de construção do horror. “Entre tantos curtas-metragens de horror que foram inscritos, vimos, nos filmes selecionados, os medos residentes em nossa sociedade. Talvez, isso marque o nosso cinema de horror. Nossa mostra apresenta um pouco dessa catarse social. Filmes que retratam o medo de si, do próximo, do social, da história, do espiritual, do desconhecido. Através do cinema de horror, esses medos são expostos. Divididos. Vividos.”, comenta o curador Ian Abé.

Para esse recorte temático, as obras que integram a programação são: 290 Venenos (MT), de Petter Baiestorf; EGUM (RJ), de Yuri Costa; Náusea (PR), de Thomas Webber; Ouroboros (SP), de Adriano Gomez; Sol (SP), de Carlos G. Gananian; O buraco (AM), de Zeudi Souza; Onze Minutos (BA), de Hilda Lopes Pontes; Conte sua história ou Entregue sua alma (RJ), de Andrea Avancini.

Até às 23h59 do domingo (25/04) você pode conferir os 26 filmes selecionados e acompanhar os debates. Então bora fazer uma pipoquinha e curtir o fim de semana em grande estilo?

?Pega a visão!

Onde assistir?: www.fantacine.com.br

Onde acompanhar a cobertura?: @mostrafantacine. TUDO GRATUITO E ONLINE !!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FANTACINE

  • A exibição dos filmes selecionados estarão disponíveis no site da Fantacine das 23h59 do dia 23/04 às 23h59 do dia 25 de abril (horário de Brasília – DF).

Dia 24/04 SÁBADO

  • O dia todo: Exibição dos filmes selecionados nas Mostras Akuanduba, Boiúna e Anhangá.
  • 8h às 18h (Horário de Brasília): Debate da Mostra Boiúna, com mediação da curadora Betânia Avelar.

 Dia 25/04 DOMINGO

  • O dia todo: Exibição dos filmes selecionados nas Mostras Akuanduba, Boiúna e Anhangá.
  • 8h às 18h (Horário de Brasília): Debate da Mostra Anhangá, com mediação do curador Ian Abé.

Dia 26/04 SEGUNDA-FEIRA

  • 8h às 22h (Horário de Brasília): Encerramento oficial no site.
  • 8h às 22h (Horário de Brasília): Exibição dos filmes de encerramento: Makinaria (PB), curta-metragem de animação, de Igor Tadeu; e O Nó do diabo (PB), longa-metragem de terror, de Ian Abé, Ramon Porto, Jhésus Tribuzi e Gabriel Martins.

Acompanhe a FANTACINE 2021 através dos nossos canais: 

Na Webwww.fantacine.com.br

No Instagram: @mostrafantacine

No Facebook: @mostrafantacine

CONTATO

E-mail oficial: [email protected]

Assessoria de imprensa Virgínia Duan l [email protected]

Realização: Roda Produções

Coordenação geral: Virgínia Duan e João Paulo Palitot.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe