Categorias: Brasil

OPINIÃO – O que o brasileiro J. G. Merquior ainda pode nos ensinar?

PUBLICIDADE

José Guilherme Merquior foi uma das mentes mais brilhantes que o Brasil já teve. Nascido em 1941, no Rio de Janeiro, Merquior era desde jovem um estudioso dedicado e talentoso pensador. Tornou-se diplomata e crítico literário e político amplamente conhecido no Brasil e no exterior. Escreveu dezenas de obras e textos jornalísticos. E faleceu, em 1991, vitimado de câncer.

Essa pequena biografia não faz jus à genialidade de Merquior. Contudo, dentre tantas contribuições, Merquior ainda tem algo singular a ensinar ao Brasil de 2021. Nosso diplomata, em sua trajetória intelectual, tornou-se defensor de uma visão de país, conhecida como “liberalismo social”.

Em seu “liberalismo social”, Merquior defendia duas coisas fundamentais: o Estado brasileiro precisa ser refuncionalizado e o Estado brasileiro deve atribuir liberdade de oportunidades para os mais desfavorecidos.

Em primeiro lugar, na década de 1980, Merquior entendia que o Estado brasileiro estava muito presente em algumas áreas que não deveria estar e pouco presente em outras. O Estado tinha muitas estatais e serviços secundários que poderiam ser privatizados sem prejuízo à população. E deveria se dedicar, principalmente, à promoção de saúde, educação e segurança pública de qualidade.

Em pleno 2021, ainda temos um Estado detentor de dezenas de empresas estatais, muitas que dão prejuízo, e criador de crescente burocracia para empresários e cidadãos em geral que travam negócios e promovem uma cultura de judicialização de conflitos. Enquanto isso, nossa educação, saúde e segurança públicas ainda têm um longo caminho de melhoria a percorrer.

Em segundo lugar, Merquior nos alertava, nos fins dos anos 80, que o Brasil era um grande reino de profunda desigualdade social. De fato, a desigualdade social não é algo ruim por si. Quem trabalha mais e se dedica mais tende a se tornar mais bem sucedido. Contudo, a desigualdade social no Brasil sempre foi alarmante pela sua profundidade. O país tem amplos contingentes populacionais na extrema miséria ou em situação de pobreza em que os indivíduos não têm condições mínimas para buscar melhoria de vida. É para esses indivíduos que o Estado deveria atuar no sentido de dar-lhes mais oportunidades e condições para buscarem uma melhoria de vida.

Em 2020, um auxílio emergencial de R$ 600,00 elevou significativamente o nível de condição básica de milhares de pessoas. Foram mais de 60 milhões de pessoas precisando do auxílio. Quase um terço da população. É um escândalo! É preciso de mais condições e oportunidades para que os mais desassistidos busquem sua melhoria de vida. É preciso mais liberdade econômica para se gerar mais empregos, enquanto o Estado se preocupa mais em garantir condições e oportunidades mínimas aos mais vulneráveis.

J. G. Merquior ainda tem muito a ensinar. Sua perda foi uma tragédia para esse país. Ainda assim, seus escritos apontam alguns caminhos para que o Brasil deixe de ser sempre o país do futuro e se torne um país melhor no presente.

Anderson Paz

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…

28 de dezembro de 2025

Pilotos e comissários aprovam acordo e não haverá greve na aviação brasileira

Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…

28 de dezembro de 2025

Mais de 100 kg de maconha são apreendidos pela Polícia Militar em ponto de venda de drogas na capital

Neste domingo (28), policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma…

28 de dezembro de 2025