OPINIÃO: Esquerda/direita ou elite/povo?

PUBLICIDADE

A categoria esquerda/direita política foi criada na Europa em um contexto de clara oposição entre conservadores e progressistas. Apesar de mudanças no uso desses conceitos, o núcleo duro da oposição reformistas/progressistas na Europa ainda permanece.

No caso brasileiro, precisamos questionar a extensão do poder explicativo dessa categoria. Historicamente, o Brasil tem sido dominado por elites políticas e burocráticas que, com a força do Estado, monopolizam a riqueza e o poder político nacional, deixando pouco espaço para mobilidade social e questionamento das próprias elites.

No Brasil, o poder político tem dono: as elites políticas e burocráticas formam um “estamento”, isto é, grupos tradicionais utilizam o poder estatal para manter o próprio poder e os próprios benefícios.

No cenário brasileiro, apesar de a categoria esquerda/direita política ter sentido na distinção entre cosmovisões progressistas e conservadoras, parece mais relevante pensar que a questão política principal é a oposição entre elites/povo.

Há uma certa oposição entre interesses das elites e de parte significativa do povo. No Brasil, as elites permitem pouca mobilidade social, não permitem a retirada de seus privilégios, impedem qualquer movimento político que questione seu monopólio, utilizam de procedimentos jurídicos para se proteger e pesam o Estado sobre o povo com crescentes taxações.

Existem muitos motivos para entender que no Brasil a polarização principal não é direita/esquerda, mas sim elite/povo. Precisamos desenvolver uma cultura de profunda crítica às elites “donas do poder” político. É necessário termos uma postura crítica às elites nacionais que usam do Estado para se beneficiar e fustigar o povo brasileiro.

Anderson Paz

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do portal PB Agora.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sine Municipal de Campina Grande oferece 746 vagas de emprego por meio de empresas parceiras

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…

29 de dezembro de 2025

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…

28 de dezembro de 2025

Pilotos e comissários aprovam acordo e não haverá greve na aviação brasileira

Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…

28 de dezembro de 2025