Categorias: Brasil

Opinião: Brasil, o país do samba, rima pobre e horrores sociais

Houve um tempo que esses versos, descolados das mentes de Moraes Moreira e Pepeu Gomes nos proporcionavam alegrias. Poesia simples, frases prontas, alto astral imenso. E assim catávamos noutros carnavais: “Quem desce do morro/Não morre no asfalto/Lá vem o Brasil descendo a ladeira/Na bola, no samba, na sola, no salto/Lá vem o Brasil descendo a ladeira…”.

E assim íamos até o garnisé estufar o peito, bater suas asas e saldar o sol com um “cocoricá” rouco e animado. E hoje? Hoje não mais. O Carnaval segue seu destino folião, e o Brasil desce, de fato, a ladeira. Não há mais poesia, e sim loucos atos. Esquerda elege Narciso como símbolo bacana, e direita prefere cérebro atrofiado.

E lá vem o Brasil descendo a ladeira. Desce nas loucuras de Cid numa retroescavadeira. Trator danado, hoje musa do carnaval do cangaço. Cai o país em fosso apertado, Bolsonaro defende miliciano açoitado. Ataca a imprensa, esculacha os coitados, é presidente que come e cospe no prato.

E lá vem o Brasil descendo a ladeira. Ceará abatido, greve ilegal. População sitiada e desesperada. Apelando para a cruz ou pancada de pau. Assassinato triplicado. Morre no morro, ou quem mora no asfalto. E aí vem o país caindo aos pedaços.

“Mimimi” de um lado, “mimimi” do outro, e lá vem o Brasil descendo a ladeira. Machismo cachorro, feminismo exacerbado, e nosso país indo para o buraco.

Damares de um lado, rebola no prato. Em suas palavras, entorna o caldo. Rui Costa é “bandido”, e os que mataram Marielle estão bem no retrato. Lá vem o Brasil, esse está à venda e barato.

País desigual, virou sacanagem. O Guedes falou, não é esse espaço. Gari come bem, o Dólar “baixou”, doméstica na Disney, AI-5 é o ato. É Lula gritando palavras de ordem, o povo chorando, e nada no prato. Lá vem o Brasil descendo a ladeira abaixo.

Esquerda, direita, um centro esquisito. Farinha sim, parece mesmo saco. Menino de azul, menina de rosa. Na bola, no samba, na sola, no salto, lá vem o Brasil de cabeça pra baixo.

General aqui, vândalo acolá. Gente eu falei, continuo a falar. Não se vota no “demo”, muito menos em palhaço. Ou se elege a coerência, ou vamos para o buraco.

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026