Categorias: Brasil

Ônibus é incendiado em São Paulo

PUBLICIDADE

 Um grupo atacou e incendiou um ônibus no Jardim Gianetti, em São Miguel Paulista, Zona Leste da capital, na noite de quarta-feira (29), segundo a Polícia Militar (PM). O ataque ocorreu na Rua Guabiroba de Minas.
Segundo a PM, ninguém ficou ferido, e os suspeitos fugiram. O motivo do ato de vandalismo também não foi informado. A ocorrência será registrado no 68° Distrito Policial (Lajeado).

Com mais esse ataque, chega a 33 o número de ônibus municipais queimados na capital desde o dia 1° de janeiro – mais de um por dia –, segundo a SPTrans. Além deles, outros 66 coletivos foram depredados em diferentes distritos da cidade.
Medidas urgentes
O Ministério Público de São Paulo quer que as autoridades adotem medidas urgentes para restabelecer a circulação de ônibus nos locais onde foram registrados ataques, informou o SPTV nesta quarta-feira (29) . A Secretaria da Segurança Pública disse que vai reforçar o policiamento com batalhões de choque, entre eles, a Rota.
O promotor Saad Mazloum, que é autor de um inquérito civil que investiga a qualidade do sistema de transporte público, vai intimar representantes das empresas de ônibus, a São Paulo Transportes (SPTrans) e os comandantes de área da Polícia Militar das regiões onde houve os ataques.

“Nós queremos garantir um direito constitucional do cidadão de se movimentar pela cidade através de transporte coletivo, um transporte seguro e eficiente”, enfatizou.
De acordo com a SPTrans, o problema atinge os passageiros dos bairros Jardim João XXIII e Jardim Educandário, na Zona Oeste, e Jardim Ângela, na Zona Sul. Com medo de novos ataques, os ônibus não estão fazendo o itinerário completo.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (29) que a situação é preocupante porque as empresas alegam não ter segurança para circular. Haddad disse que pediu reforço policial para o governo do Estado. “A preocupação é enorme em relação à segurança das pessoas”, afirmou.

Dois batalhões de choque foram destacados para garantir a segurança nos bairros onde os ônibus foram atacados. Um deles é o que faz o policiamento nos jogos de futebol. O outro é a Rota. O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, garantiu que, com o reforço policial, os ônibus conseguirão circular. “O comandante geral da PM já está tomando as providências para que não haja problemas. Os ônibus vão chegar até os seus destinos.”

Ao todo, 120 mil passageiros foram prejudicados nesta quarta-feira, de acordo com balanço da SPTrans que reiterou “estar mobilizada no sentido de garantir o direito e o acesso ao transporte público a todos os paulistanos usuários do sistema”.
Levantamento

Nesta quarta-feira, um ônibus foi incendiado na Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo. Foi o quarto ônibus atacado nesta região em apenas dois dias. Na noite de terça-feira (28), outro coletivo também foi queimado em Cidade Kemel, no extremo da Zona Leste.
Desde o dia 1º de janeiro até as 17h45 desta quarta-feira, a SPTrans havia registrado 32 ônibus incendiados e 66 depredados em diferentes distritos. A média é de mais de um ônibus incendiado por dia.

O número já superou todo 1º semestre do ano passado, quando foram registrados 21 ônibus queimados na capital paulista. Outros 26 ônibus intermunicipais foram atacados e destruídos na região metropolitana de São Paulo em janeiro, de acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Os problemas se acentuaram na segunda-feira (27), quando 12 linhas de concessionárias e permissionárias recolheram suas frotas nas garagens durante parte do dia na região do Jardim Ângela, cortada pela Estrada do M’Boi Mirim. Entre o final de semana e terça-feira, cerca de 200 mil passageiros foram prejudicados nas zonas Oeste e Sul da cidade, em decorrência de suspensão de operação e encurtamento de itinerários, registrados em 22 linhas das 1.264 que compõem o sistema.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Enivaldo Ribeiro diz que destituição de Mersinho do PP em Cabedelo é reação à “ingratidão”

O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…

22 de janeiro de 2026

George Morais rebate Damião Feliciano sobre presidência da federação UB/PP na Paraíba: “Nossa tese prevalecerá”

O deputado estadual e líder do bloco da oposição na ALPB, George Morais, rebateu as…

22 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Justiça atende MPPB e determina suspensão de mutirões oftalmológicos em hospital de CG

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) requereu e o Juízo da Vara da Fazenda Pública…

22 de janeiro de 2026

Forró Verão deste sábado apresenta Walkyria Santos, Nando Cordel e Cavaleiros do Forró

O Festival Forró Verão deste sábado (24) mantém o ritmo nordestino em alta nas areias…

22 de janeiro de 2026

Presidente do PV na Paraíba revela conversas com deputados, sonha com uma vaga no Congresso e duas na ALPB

O presidente do Partido Verde na Paraíba, Sargento Denis Soares, revelou nesta quinta-feira (22), que…

22 de janeiro de 2026

STF arquiva inquérito contra delegados da PRF por blitze nas eleições 2022

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou as investigações contra dois…

22 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464