O STF é uma Corte disfuncional?

PUBLICIDADE

O STF tem a competência de julgar ações originárias, aquelas em que há atos originalmente julgados pela Corte, e recursais, aquelas ações provenientes de recurso (art. 102, CF).

Nas ações originárias, o STF julga ações de controle abstrato, crimes comuns de determinadas autoridades, conflitos de competências entre Tribunais, lides entre os entes federativos, alguns remédios constitucionais (p.ex. habeas corpus em algumas hipóteses), etc.

Em recursos, julga remédios constitucionais em outras hipóteses, crimes políticos, tratado, lei federal, ato de governo local, etc.

Em 2023, foram proferidas 105.823 decisões, 40.055 originárias e 65.768 em recurso. Só de decisões monocráticas, aquelas tomadas por um magistrado, foram 87.633.

Tudo isso significa que: 1) A Constituição é extensa e todos os ramos do direito são constitucionais, 2) O STF tem amplos poderes por ser uma Corte Constitucional, recursal, federativa, que decide sobre todos os assuntos, 3) A quantidade de decisões por ano, especialmente monocráticas, é extraordinária.

Esse cenário indica que a escolha política disposta na Constituição de criar uma Corte poderosa e interveniente na sociedade somada à atitude ativista dos ministros criou um STF disfuncional. Se 11 pessoas precisam decidir sobe tudo, pouca coisa fica bem decidida.

Um caso ilustra essa disfuncionalidade: na semana passada, um dos ministros do STF teve de julgar um habeas corpus de um homem que arremessou saco de leite em pó na ex-companheira e foi condenado condenado a 15 dias de prisão. Toda prática de violência deve ser punida. Mas como pode uma Corte extremamente cara como o STF ter de decidir uma questão dessas?

A disfuncionalidade do STF tem um custo alto para o Brasil: casos de quem têm foro privilegiado ficam sem julgamento, há pouco tempo para uma boa fundamentação da decisão, ministros ativistas têm amplos poderes para interferir em praticamente toda questão da sociedade, cria-se uma cultural de politização da justiça e judicialização da política, etc. Quem perde é a importante instituição do STF que, ao tentar fazer tudo, não faz as coisas tão bem!

 

Anderson Paz

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Morre vítima de desabamento em show na UP Garden, no Altiplano, após dez dias internada

Faleceu, na madrugada deste sábado (11), uma das vítimas atingidas no desabamento da estrutura da…

11 de maio de 2024

Por dia, Paraíba registra 15 acidentes de trabalho e afasta 5 trabalhadores; ao PB Agora, procurador alerta para prevenção

Quedas, choque em objetos, golpes provocados por ferramentas, fraturas e Lesões por Esforços Repetitivos (LER).…

11 de maio de 2024

Agevisa, MP-Procon e Receita Estadual apreendem 465 litros de álcool a 70% no Sertão da Paraíba

Um total de 465 litros de álcool na fórmula líquida a 70% foi apreendido em…

11 de maio de 2024

PMCG inicia cadastramento para quem quer adiantamento da parcela do 13º salário

A Prefeitura de Campina Grande anunciou, mais uma vez, a possibilidade de antecipação da primeira…

11 de maio de 2024

Duas adolescentes foram apreendidas e um homem preso suspeito de utilizar notas falsas em estabelecimento de JP

A polícia prendeu um homem suspeito de tentar passar notas falsas em um estabelecimento comercial,…

11 de maio de 2024

Líder da oposição na Assembleia, deputado Sargento Neto assume secretaria na PMCG e abre espaço para suplente Sargento Rui

O atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Sargento Neto (PL), será…

11 de maio de 2024