Categorias: Brasil

O relógio biológico do sobrepeso

“Relógio não marque as horas porque eu vou enlouquecer. Elas se irão para sempre quando amanhecer outra vez”, diz, em livre tradução, a popular canção El Reloj.

Claro que quando faz referência a “ela”, a música não se refere à obesidade, porque as últimas pesquisas médicas indicam exatamente o contrário: para manter um peso corporal adequado e não engordar é preciso levar muito em conta os horários.

O indivíduo que ingere alimentos depois do jantar é mais propenso a ganhar peso, isso porque como indica o relógio biológico interno o período da noite não é o momento mais indicado para comer, informou uma pesquisa da Universidade de Northwestern (NU, na sua sigla em inglês) situada em Illinois, nos Estados Unidos.

A pessoa considerada de ‘refeição noturna’, ou seja, que ingere mais da metade das calorias diárias após o jantar, ou que trabalha em turnos de noite, tende a engordar mais, porque “se alimenta no horário no qual o ritmo natural do corpo pede para dormir”, explicaram os autores do estudo, publicado na revista Obesity.

O trabalho dirigido pelo pesquisador Fred Turek, do Centro para o Sono e Biologia Circadiana da NU e autor principal do estudo, se centrou no ritmo circadiano, uma espécie de relógio biológico que aponta quando é hora de dormir, acordar e comer ao longo das 24 horas do dia e que tem um papel importante no estudo de obesidade.

Para chegar à conclusão de que comer de forma desordenada com este ritmo circadiano metabólico facilita o surgimento da obesidade, os responsáveis da pesquisa estudaram durante seis semanas dois grupos de ratos, que seguiram uma dieta com alto conteúdo em gorduras: um durante as 12 de horas diurnas e o outro durante as 12 horas noturnas.

Comer de noite ajuda a engordar
Após comparar o peso dos roedores antes e depois da experiência, e levando em conta que estas cobaias têm hábitos noturnos, Turek e sua equipe observaram que aquelas que se alimentavam de dia, o que equivale nos seres humanos a comer de noite, ganharam maior peso do que as outras.

Segundo os especialistas da NU, a falta de sincronia com o biorritmo circadiano induz os ratos a comer a mais e a que o gasto de energia seja menor, o que os faz engordar.

Diante do resultado dessa pesquisa, os autores opinaram que “modificar os horários das refeições pode afetar enormemente o peso corporal, e isto pode ser o princípio do desenvolvimento de novas estratégias para combater a obesidade”.

“Consumir a maior parte das calorias durante a noite e ter excesso de peso, frequentemente andam juntas, devido ao fato de que o metabolismo, ou seja, a velocidade do organismo para queimar calorias, é mais lento quando se está dormindo”, explicou o médico Allan Geliebter, do Centro de Pesquisa da Obesidade, do Hospital Saint Luke’s-Roosevelt, de Nova York, dos Estados Unidos.

Por essa razão, muito do que se ingere tarde da noite pode acabar sendo armazenado na forma de gordura no corpo. E o que é pior: uma vez que se começou a comer é mais difícil parar: os ataques a geladeira vespertinos e noturnos facilmente podem fornecer 500 calorias de uma só vez, sem que a pessoa se de conta.

“Ao permitir-se comer em excesso, a pessoa cria um círculo vicioso: não só ingere calorias além do necessário, como dilata o seu estômago pela maior quantidade de comida que comeu, fazendo com que precise de mais alimentos para preenchê-lo, o que por sua vez o induzirá a novos exageros”, assinalou Geliebter.

Pelo contrário – acrescentou o analista – “se a pessoa conseguir manter as refeições sob controle pode perder 500 calorias em uma noite, o que pode se traduzir em 2 quilos ao menos depois de um mês”.

A chave é conhecer quais são os momentos mais perigosos para a dieta e como neutralizá-los, para romper o
 

 

 

Terra

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026