A Paraíba o tempo todo  |

Número de servidores municipais cresce 13,3%

Em meio aos cortes nos gastos públicos provocados pela crise, inclusive no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pesquisas indicam que as prefeituras vêm inflando suas despesas, principalmente com pessoal, nos últimos anos. O número de servidores municipais cresceu 13,3% entre 2004 e 2008, passando de 4,5 milhões para 5,1 milhões, segundo o IBGE. Com um quadro que representa nada menos do que 5,2% da população economicamente ativa do país, as prefeituras gastam, em média, quase a metade dos seus orçamentos com folha de pessoal.

Segundo estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o pagamento de pessoal representa 45,71% dos gastos, e o custeio da máquina (incluindo gastos sociais) chega a 39,81%, totalizando 85% da despesa nesses dois itens.

Blog do Noblat

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe