Categorias: Brasil

Nova linha de crédito: Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

PUBLICIDADE

Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo podem oferecer o imóvel como garantia em operações de crédito com livre destinação. O banco iniciou as contratações de uma nova linha de crédito que aceitará imóveis urbanos (residencial, comercial ou misto), quitados ou em financiamento com a Caixa.

Chamada de Empréstimo com Garantia de Imóvel Caixa, a linha do tipo home equity tem taxa de juros reduzida em comparação a outras modalidades de crédito pessoal. As taxas partem de 1,32% ao mês, e o valor do empréstimo pode chegar a 60% do valor de avaliação do imóvel.

Segundo a Caixa, há modalidades para diversos perfis e necessidades dos clientes. As simulações e contratações podem ser feitas nas agências físicas ou digitais do banco.

As linhas do tipo home equity representam um empréstimo de livre destinação, que têm como público-alvo clientes proprietários de imóveis que desejam ter acesso a crédito de valores mais altos, prazos mais alongados e prestações mais acessíveis que as linhas comerciais convencionais. O cliente pode usar o valor do empréstimo como desejar e o imóvel fica alienado como garantia, mas pode ser habitado normalmente, como ocorre em um financiamento habitacional.

Atualmente, a Caixa tem cerca de R$ 6,7 bilhões em contratos ativos na modalidade, com cerca de 54 mil contratos e 25% de participação de mercado na carteira de empréstimo com garantia de imóvel. A novidade é que a autorização para que imóveis em financiamento sejam dados como garantia.

Marco das Garantias

Com o Novo Marco das Garantias, estabelecido pela Lei nº 14.711/2023 e regulamentado no fim do ano passado, o tomador de crédito pode oferecer um mesmo imóvel como garantia para mais de um empréstimo. Dessa forma, quem financiou o imóvel e pagou parte da dívida pode usar o valor remanescente da garantia para ter acesso a mais crédito.

A nova linha de crédito da Caixa tem prazo de até 240 meses para as operações convencionais e de até 360 meses para clientes que fizerem a alienação estendida dos contratos de financiamento ativo no banco, limitado ao prazo de concessão original do financiamento imobiliário.

Por meio da alienação estendida, o cliente mantém o contrato original e contrata um novo financiamento, usando a mesma garantia. Essa operação respeita o valor de financiamento e o prazo remanescente do contrato original, podendo liberar ao tomador um valor adicional, caso a garantia e a renda do cliente suportem.

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Azevêdo destaca importância histórica de Tarcísio Burity para a política da PB: “Deixou um grande legado com obras marcantes”

Na noite de ontem (04), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, foi lançado o…

5 de dezembro de 2025

Ministro da Justiça e Segurança Pública cumpre hoje agenda em JP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, cumpre hoje (05), em João Pessoa.…

5 de dezembro de 2025

PMCG divulga calendário de matrículas da rede municipal; veja detalhes

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), divulgou ontem (04),…

5 de dezembro de 2025

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)…

5 de dezembro de 2025

Leoa volta ao recinto de zoológico na Paraíba após período em isolamento

A leoa que atacou o jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, voltou ao recinto do…

5 de dezembro de 2025

Começa nesta sexta as inscrições para o CFO 2026 da Polícia Militar da Paraíba

Uma oportunidade que surge para a conquista do emprego público e com bons salários. Começa…

5 de dezembro de 2025