A Paraíba o tempo todo  |

Nordeste sob alerta: risco de chuvas volumosas para todo o litoral, com volumes que podem passar dos 100 mm

Como foi noticiado semana passada, as condições mais quentes do Atlântico Tropical influenciará chuvas elevadas no litoral do Nordeste. Assim, nesta semana, a probabilidade de altos acumulados de precipitação é muito grande!

O transporte de umidade na porção leste do Nordeste, e consequentemente na sustentação de um cavado próximo a costa da Bahia proporcionará chuvas intensas. Com isso, a região está em alerta para chuvas de até forte intensidade, podendo ultrapassar os 100 mm no extremo sul da Bahia. Não se descarta a possibilidade de eventos extremos na porção norte do Nordeste.

Para a quarta-feira (17) são esperadas chuvas intensas ao longo do dia no setor leste da região Nordeste. Valores mais significativos de precipitação tendem também a acontecer no litoral norte da região Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até o Maranhão, além do interior do Piauí, Ceará e Maranhão.

A continuação das chuvas no Nordeste beneficia diretamente o nível dos reservatórios, mantendo-os cheios e garantindo a segurança hídrica da região. Por exemplo, são esperadas chuvas na região do maior reservatório do Rio Grande do Norte, o Armando Ribeiro Gonçalves, pertencente à bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Assu e localizado entre os municípios de Assu, Itajá e São Rafael.

Quinta-feira

Já na madrugada da quinta-feira (18), espera-se a formação de chuvas no litoral norte da região, entre o Piauí e o Ceará, associadas a forte atuação da ZCIT. Ao longo do dia, com o aumento do calor e disponibilidade de vapor d’água, a probabilidade de ocorrência de chuvas significativas aumenta, com mais ênfase no estado do Maranhão, divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, bem como no interior da Paraíba e Pernambuco.

Sexta-feira

Na sexta-feira (19), a previsão indica ocorrência de chuvas no estado de Sergipe, sul de Alagoas, litoral e interior do Maranhão, bem como no estado do Ceará. Mas é válido ressaltar que estas previsões podem mudar em futuras atualizações do modelo de confiança da Meteored Brasil, o ECMWF. Por isso, sempre fique de olho no portal do Tempo.com e saiba a previsão detalhada para a sua cidade.

 

Tempo.com

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe