A Paraíba o tempo todo  |

Ministro de Lula confirma pedido do presidente para que ministros exonerados votem em Motta e Alcolumbre

SÃO PAULO, SP, 03.10.2014: CARREATA-PT – A presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, o candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o candidato ao Senado, Eduardo Suplicy, participam de carreata do PT no centro da capital paulista, nesta sexta-feira. (Foto: Fábio Nasi/Frame/Folhapress)

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou nesta sexta-feira (31) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou que ministros exonerados temporariamente para reassumirem seus mandatos parlamentares votem em Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.

A declaração foi dada por Padilha, que é um dos dez ministros que deixaram temporariamente seus cargos no Executivo para participar da eleição no Congresso Nacional, que acontece neste sábado, 1º de fevereiro. Além do apoio a Motta na Câmara, o governo também orientou que os parlamentares votem em Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado.

“Eu me licenciei do governo hoje, estou já como deputado, vou votar candidato presidente Hugo Motta amanhã. Orientação do presidente é que os ministros se licenciem para vir votar tanto no Hugo Motta, na Câmara dos Deputados, quanto no Davi Alcolumbre, aqui no Senado”, afirmou Padilha a jornalistas.

A movimentação do governo faz parte da estratégia do Palácio do Planalto para garantir aliados no comando das duas Casas Legislativas. A disputa na Câmara promete ser acirrada, com Motta enfrentando adversários que buscam capitalizar votos da oposição. No Senado, Alcolumbre aparece como um dos favoritos para suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contando com o apoio do governo federal.

A votação para a presidência da Câmara e do Senado ocorre na tarde deste sábado, com a participação de todos os parlamentares eleitos. O resultado definirá os rumos das relações entre o Congresso e o governo Lula nos próximos anos.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe