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Mídia: saiba qual é o papel do profissional na comunicação entre empresas e clientes

Os profissionais da comunicação são conhecidos pela sua versatilidade e pela facilidade de poder percorrer os diversos ramos da área. Um dos segmentos mais promissores da comunicação, sem dúvida, é a área de mídias sejam elas on-line ou off-line.

Diante da sua importância, hoje (21) é celebrado o dia do Mídia, profissional que lida diretamente no planejamento, na execução, na definição das demais estratégias necessárias de veiculação dos anúncios e nas ações de marketing para atingir o público-alvo, seja de uma empresa ou de pessoas assessoradas.

É a partir das ideias e ações dos profissionais de mídias, que conexões são criadas entre a empresa e o seu público-alvo. A importância desse profissional vai muito além de divulgações nos veículos de massa ou de publicações em redes sociais. A atuação deles permeia o sucesso dos produtos ou serviços e visa a satisfação do cliente, criando, assim, um termômetro que mostra onde não errar.

Por ser um profissional que atua nos mais variados meios de comunicação, como TV, rádio, internet, impressos (jornais e revistas) ou agências de comunicação é preciso se graduar em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Marketing ou Relações Públicas e se dedicar a conquistar o seu espaço, afinal, não basta ser criativo, é preciso ser organizado, racional, carismático e ter a mente aberta para planejar as estratégias certeiras.

Independentemente da formação, o perfil profissional é importante para o alcance dos objetivos. Por isso é preciso estar conectado com as mudanças e novidades do mercado; embasar suas propostas com técnicas e pesquisas de audiência; investir no relacionamento institucional da agência; compreender os hábitos de consumo do público-alvo; ter habilidades de negociação para adequar as ideias, os custos de veiculação com o orçamento disponível. E é esse tipo de profissional que a estudante de Publicidade e Propaganda Maria Lara Torres, 22, busca ser.

Sempre ativa nas redes sociais a jovem buscou uma profissão que além de lidar com a atuação direta com a área, entendesse os números por trás de todo esse universo. “Eu sempre gostei de redes sociais e de como ela pode ser usada para ajudar alguém. Ter um profissional que entenda como as mídias em geral funcionam, de como elas podem ser uma alavanca de sucesso de uma marca ou de uma empresa é o que deixa o aprendizado mais prazeroso. Eu estou no meu terceiro semestre e não vejo a hora de começar a colocar em prática tudo o que eu aprendo em sala de aula”, afirma.

E a chegada da pandemia mostrou a importância de pensar fora da caixa e usar os meios de comunicação a seu favor aliando os seus conhecimentos ao que o público busca. Para Maria, a frequente presença das mídias sociais no dia a dia da população faz com que tudo seja consumido pelo público de forma rápida, por isso, unir os conhecimentos de ferramentas como o Google Anatytics ou UX (Experiência do Usuário) é um bom caminho para quem quer atingir uma boa reputação.

Além disso, ter a noção de como fazer um bom plano de mídia dimensiona e mensura os resultados através dos cálculos que podem ser feitos através dos dados obtidos. É um universo novo, mas com certeza ajuda a planejar, negociar e executar as ações com os clientes. Além de acompanhar a evolução do mercado e das tendências na área, todas essas características fazem com que o profissional de mídia seja reconhecido e valorizado.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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