Categorias: Brasil

Megaoperação no Rio supera Carandiru e se torna a mais letal do país

PUBLICIDADE

A megaoperação policial contra o Comando Vermelho na terça-feira (28), no Rio de Janeiro, deixou mais de 120 mortos e já é a mais letal do estado. No Brasil, a lista de ações policiais com grande número de mortes inclui chacinas em presídios, como o Carandiru, em 1992, as Operações Escudo e Verão, em 2023 e 2024, na Baixada Santista, em São Paulo, e as chacinas do Cabula, em Salvador e do Curió, em Fortaleza.

O governo do RJ confirmou ontem,  quarta-feira (29/10) 121 mortos na megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho. Foram 4 policiais e 117 suspeitos, segundo o secretário da Polícia Civil, o delegado Felipe Curi. Essa é a operação mais letal da história do estado.

A operação superou o massacre de Carandiru, em São Paulo em 1992.  O massacre no Pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo, em outubro de 1992, após uma rebelião, foi a ação coordenada pela polícia com o maior índice de mortalidade. De acordo com o Ministério Público de São Paulo, 111 presos que estavam rendidos foram executados. 74 policiais foram condenados por 77 assassinatos, mas nunca foram presos.

As Operações Escudo e Verão, conhecida como “segunda fase” da Operação Escudo, foram deflagradas entre julho de 2023 e abril de 2024 na Baixada Santista. Juntas, somaram 84 mortes.

A Operação Exceptis, em 2021, que resultou na Chacina do Jacarezinho, foi considerada a operação policial mais letal da história do Rio na época, com 28 mortes. O objetivo era combater o tráfico de drogas e o aliciamento de crianças e adolescentes.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou “estarrecido” com o número de mortes na megaoperação contra o crime organizado realizada nesta terça no Rio de Janeiro.

A operação que mirou a facção Comando Vermelho (CV) foi considerada a mais letal da história do Rio, nos complexos do Alemão e da Penha.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Idoso de 75 anos é atropelado por ônibus e fica em estado grave em João Pessoa

Um homem de 75 anos foi atropelado por um ônibus na manhã desta quarta-feira (17),…

17 de dezembro de 2025

Justiça Eleitoral rejeita AIJE e mantém vitória da prefeita Michelle Ribeiro, em Lagoa Seca

A Justiça Eleitoral da Paraíba, por meio da 16ª Zona Eleitoral, julgou improcedente a Ação…

17 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro diz que ainda espera contar com Felipe Leitão em 2026, mas afirma que decisão será respeitada

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), comentou nesta…

17 de dezembro de 2025

Adriano Galdino brinca e expões corrida de deputados por cadeira no TCE-PB: “É muita gente querendo”

Durante a Sessão Ordinária itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizada em Pocinhos, o…

17 de dezembro de 2025

ALPB aprova projeto que estabelece segurança pessoal a autoridades e parlamentares

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (17), durante sessão ordinária itinerante realizada…

17 de dezembro de 2025

Trabalhadores dos Correios da Paraíba entram em greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores dos Correios da Paraíba iniciaram, nesta quarta-feira (17), uma greve por tempo indeterminado.…

17 de dezembro de 2025