Por pbagora.com.br

A coluna Painel, da Folha de São Paulod deste sábado, destaca no tópico “Voto influente”, que o presidente Luiz inácio Lula da Silva usou bem a prerrogativa de indicar membros dos tribunais superiores: nomeou 49 dos atuais 86 integrantes das mais altas cortes do país. Veja a nota:

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) vai detonar em maio ofensiva contra a prerrogativa de o presidente da República escolher os membros dos tribunais superiores.

Lula nomeou 49 dos atuais 86 integrantes do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Superior Tribunal Militar e do Tribunal Superior do Trabalho. Também são submetidos ao presidente os nomes para os tribunais regionais.

“É chegada a hora de enfrentar essa discussão”, diz Mozart Valadares Pires, presidente da AMB. Ele considera que o critério atende a conveniências políticas e é uma maneira de o Executivo influenciar diretamente na formação da cúpula do Judiciário.

Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 22 milhões

O concurso 2.336 da Mega-Sena, que será sorteado na noite deste sábado (23), em São Paulo, pagará um prêmio estimado em R$ 22 milhões. O sorteio das seis dezenas está previsto…

STJ autoriza retorno do conselheiro Nominando Diniz ao TCE-PB

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Nominando Diniz Filho deverá voltar ao posto que ocupava no órgão na próxima segunda-feira (25). A decisão é do Superior Tribunal…