O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou hoje, quarta-feira (05/02), o plano o plano do presidente dos Estados Unidos Donald Trump para a Faixa de Gaza.
Lula disse que quem tem que recuperar a Faixa de Gaza são os Palestinos. A declaração é uma crítica ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou nesta semana que o país irá participar da reconstrução de Gaza.
Segundo Lula, o plano de Trump é “uma coisa praticamente incompreensível”, já que o país “participou do incentivo a tudo que Israel fez na faixa de Gaza”.
“Não tem sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o de Israel e dizer: ‘Olha nós vamos recuperar Gaza’. E os palestinos vão para onde? Onde eles vão viver? Qual o país deles?”, afirmou.
Lula disse que o povo palestino foi vítima de um “genocídio” do qual os Estados Unidos fazem parte.
Lula defendeu ainda a criação do estado palestino igual ao estado de Israel para estabelecer uma “convivência harmônica” no Oriente Médio.
Ontem, terça-feira (04/02), Donald Trump se encontrou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e afirmou que os EUA assumiriam o controle da Faixa de Gaza e liderariam uma recuperação do local.
Lula também foi questionado, na entrevista às rádios mineiras, sobre a situação dos brasileiros deportados dos EUA. O presidente disse que um novo voo deve chegar na próxima sexta (07/02) e que o governo trabalhar para melhorar as condições de recepção dos grupos.
Redação