O presidente Lula (PT) anunciou sua decisão de indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) e Paulo Gonet para liderar a PGR (Procuradoria Geral da República). A divulgação oficial está prevista para segunda-feira (27), antes da partida do presidente para a Arábia Saudita.
Essas nomeações, confirmadas pelo próprio presidente aos aliados no domingo (26), têm como objetivo a aprovação no Senado antes do recesso parlamentar, iniciando em 23 de dezembro.
A decisão de Lula foi tomada após uma demora significativa, mantendo os cargos vagos por mais de 50 dias. Flávio Dino, considerado favorito desde a aposentadoria de Rosa Weber em outubro, traz consigo uma bagagem jurídica que, segundo Lula, o torna apto para um embate político no STF.
Flávio Dino, de 55 anos, ex-juiz federal e político experiente, já ocupou diversos cargos, incluindo a presidência da Embratur e dois mandatos como governador do Maranhão.
Apesar de alguns aliados defenderem a nomeação do advogado-geral da União, Jorge Messias, por sua proximidade com o PT, Lula optou por Flávio Dino, que, apesar de enfrentar críticas recentes devido às crises de segurança pública, conta com o apoio do presidente.
Quanto à PGR, Lula escolheu Paulo Gonet, apoiado pelos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes do STF. A sabatina e votação destas indicações, junto com outras do governo, devem ocupar a pauta do Senado nas próximas semanas antes do recesso parlamentar.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…
Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…