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Livro auxilia setor de gastronomia

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Como estruturar e planejar um negócio na área gastronômica? Quais são os custos envolvidos para sua gestão? O empresário e ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Roberto M. M. Braga responde a essas e outras questões essenciais no livro Gestão da Gastronomia: custos, formação de preços, gerenciamento e planejamento do lucro. Publicado pela Editora Senac São Paulo, o livro será lançado, dia 26 de março, às 19h30, no auditório do Senac, na capital paraibana.

Com prefácio do Ministro do Turismo, Luiz Barreto, o título tem linguagem acessível e funciona como um guia prático para auxiliar pequenos e médios empreendedores a conseguir sucesso nesse mercado. O autor explica como planejar a abertura de um estabelecimento gastronômico e o passo-a-passo da rotina diária, como controle de custos, produção, elaboração do cardápio e dos preços de cada item e o dimensionamento do salão, permitindo ao proprietário observar e corrigir eventuais falhas.

Dividido em cinco capítulos, a obra apresenta uma base teórica para a compreensão dos conceitos e das técnicas utilizadas para gerenciar um negócio no ramo alimentício. Roberto M. M. Braga procura detalhar aspectos não contemplados em obras do gênero, entre eles a maneira como as informações devem chegar ao contador ou ao setor de custo, destacando importantes pontos: as perdas de produção e bebidas; os gastos indiretos com insumos; o apontamento da mão-de-obra. Oferece, ainda, tabelas que permitem acompanhar o custo de cada etapa envolvida na oferta de um prato ou serviço ao cliente.

Gestão da Gastronomia apresenta também como gerenciar e planejar os lucros, apontando como projetar as vendas e apurar mensalmente os resultados do restaurante, além de ensinar a calcular o ponto de equilíbrio do negócio.

Sobre o autor

Roberto Braga é engenheiro mecânico (especializado em produção) pela UFPB com Pós-graduação pela UFSC e MBA em Finança Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Foi professor universitário e dedicou mais de 20 anos da carreira ao setor de alimentos, trabalhando como diretor industrial de uma das maiores empresas de alimentos do nordeste. Já exerceu o cargo de Secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

 

Serviço

Gestão da Gastronomia: custos, formação de preços, gerenciamento e planejamento do lucro
Autor: Roberto M. M Braga
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço: R$ 44
Número de páginas: 176
Lançamento: 26/03, 5ª
Horário: 19h30
Local: Auditório do Senac João Pessoa – Avenida Dom Pedro I, 389 – Centro.
 

Assessoria

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