Categorias: Brasil

Lei da Ficha Limpa tem novo pedido de vista

Direto do Plenário: julgamento sobre Lei da Ficha Limpa tem novo pedido de vista

Pedido de vista do ministro Dias Toffoli suspendeu nesta quinta-feira (1º), no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento conjunto das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 29 e 30 e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4578, que tratam da Lei Complementar (LC) 135/2010, a Lei da Ficha Limpa. A norma em discussão alterou a LC 64/90, prevendo novas hipóteses e prazos de inelegibilidade.

Na sessão de hoje, apenas o ministro Joaquim Barbosa apresentou seu voto, pela procedência das ADCs e pela improcedência da ADI. O relator, ministro Luiz Fux, fez um reajuste em seu voto, proferido na sessão do dia 9 de novembro, quando manifestou-se favoravelmente à lei, com pequenas ressalvas quanto aos itens que tratam da renúncia (alínea “k”) e do prazo de oito anos de inelegibilidade após o cumprimento da pena (alínea “e”).

 

Direto do Plenário: STF retoma julgamento sobre Lei da Ficha Limpa

Foi retomado, há instantes, no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento conjunto das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 29 e 30 e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4578, que tratam da Lei Complementar (LC) 135/2010, conhecida popularmente como Lei da Ficha Limpa. A norma em discussão alterou a LC 64/90, prevendo novas hipóteses e prazos de inelegibilidade.

O julgamento teve inicio no último dia 9, com o voto do relator das ações, ministro Luiz Fux. Ele votou favoravelmente à lei, com pequenas ressalvas quanto aos itens que tratam da renúncia (alínea “k”) e do prazo de oito anos de inelegibilidade após o cumprimento da pena (alínea “e”).

Na ocasião, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa, que apresenta seu voto-vista na sessão desta quinta-feira (1º).

Constitucionalidade

Na ADC 29, ao defender a LC 135/2010, o PPS alega que a aplicação da lei sobre atos e fatos passados não contraria os princípios da segurança jurídica. Para a legenda, o parágrafo 9º do artigo 14 da Constituição Federal daria margem de liberdade para o legislador ordinário dispor sobre novas hipóteses de inelegibilidade, observado o requisito da “vida pregressa do candidato”.

A OAB, autora da ADC 30, também defende a norma. Nesse sentido, a ordem afirma que a chamada Lei da Ficha Limpa não fere o princípio da razoabilidade, e que sua aplicação a atos ou fatos passados não ofende os incisos XXXVI e XL, do artigo 5º da Constituição Federal.

Nesses dois casos, os autores pedem que o Supremo reconheça a constitucionalidade da norma em sua íntegra.

ADI 4578

O artigo 1º, inciso I, alínea “m”, da Lei Complementar nº 64/1990, incluído pelo artigo 2º da LC 135/2010, é questionado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais por meio da ADI 4578. O dispositivo torna inelegível por oito anos quem for excluído do exercício da profissão, por decisão do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional.

Com este argumento, a CNPL pede a declaração de inconstitucionalidade do dispositivo.

Mas detalhes em instantes.

 

ASSISTA AO VIVO

 


 

 

Últimas notícias

Efraim avalia caminhada em defesa de Jair Bolsonaro, em Brasília: “Despertou um gigante adormecido”

Presidente do União Brasil na Paraíba e pré-candidato a governador, o senador Efraim Filho avaliou…

28 de janeiro de 2026

Guga Pet nega ter recebido convite para assumir nova Secretaria Executiva da Proteção Animal da PB

O vereador de João Pessoa, Guga Pet (PP), negou ter recebido convite para assumir a…

28 de janeiro de 2026

Nota Cidadã: confira lista de ganhadores do sorteio especial de janeiro com R$ 100 mil e carro elétrico

O Programa Nota Cidadã realizou, nesta terça-feira (27), o sorteio especial de janeiro, no Espaço…

28 de janeiro de 2026

PB AGORA/ANOVA: mais de 61% dos paraibanos aprovam gestão do presidente Lula

Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…

28 de janeiro de 2026

PB AGORA/ANOVA: Flávio Bolsonaro lidera índice de rejeição na disputa pela Presidência na Paraíba; Lula aparece em 2º

O cenário eleitoral para a Presidência da República na Paraíba não revela apenas em quem…

28 de janeiro de 2026

O Agente Secreto é indicado ao Cèsar, maior prêmio do cinema francês

Depois do Bafta o César. O longa O Agente Secreto, do diretor Kleber Mendonça Filho…

28 de janeiro de 2026