Categorias: Brasil

Jornalista diz que referência a candomblé é dele, não de francês

 A frase que gerou polêmica, atribuída ao técnico francês Philippe d’Encausse, treinador de Renaud Lavillenie no salto com vara, era, na verdade, uma construção textual do próprio repórter do jornal Le Monde, que publicou a entrevista com ele. Lavillenie perdeu para o brasileiro Thiago Braz na segunda-feira (15) e, em seguida, o jornal francês publicava que, “inconscientemente”, o técnico “sente forças místicas, talvez as do candomblé”, para explicar o resultado.

O repórter Anthony Hernandez, autor da entrevista, explicou que a referência ao candomblé foi “uma extrapolação pessoal, um trabalho literário”. “Nem acho que ele [d´Encausse] saiba o que é candomblé”, disse, de acordo com informações da BBC.

“Eu me apoderei desta frase dele ‘este país é bizarro’, de forma que ele não poderia acreditar no resultado surpreendente. Dali, isso me deu a ideia e, sobretudo, com o cenário irracional desta final, de fazer referência ao candomblé. Naturalmente, essa é uma extrapolação pessoal. Em nenhum caso no meu artigo, eu digo que ele faz referência a isso”, explicou Anthony Hernandez.

A confusão provocada pela entrevista na segunda-feira tinha reforçado a polêmica provocada por declarações do atleta Renaud Lavillenie. Logo após perder a disputa pela medalha de ouro para o brasileiro Thiago Braz, o francês criticou a postura dos torcedores brasileiros, que não economizaram nas vaias direcionadas ao atleta europeu. Ele disse à imprensa que o comportamento da torcida brasileira era comparada à da Alemanha nazista durante os Jogos de 1936.

“Em 1936, o público estava contra Jesse Owens. Não víamos algo parecido desde então. Temos que lidar com isso”, criticou Renaud, fazendo menção ao americano, negro, que foi campeão das provas de 100 e 200m rasos, e do revezamento 4x100m, além do salto em distância, durante a realização dos Jogos de Berlim, sob os olhares de Adolph Hitler.

 

Jornal do Brasil

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

25 de janeiro de 2026

Em áudio, Raphaella Brilhante detalha agressões de João Lima desde a lua de mel

A médica e influenciadora digital Raphaella Brilhante confirmou, em áudios divulgados na noite deste sábado…

25 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

25 de janeiro de 2026

Tarifa de ônibus em João Pessoa passa a custar R$ 5,45 a partir de hoje

Entrou em vigor neste domingo (25) o novo reajuste das tarifas do transporte coletivo urbano…

25 de janeiro de 2026

Dirigentes de Botafogo-PB e Sousa trocam acusações após empate no Almeidão

O empate por 1 a 1 entre Botafogo-PB e Sousa, nesse sábado (24), pela estreia…

25 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

25 de janeiro de 2026