A Paraíba o tempo todo  |

João Doria promete ‘etapa histórica’ ao tomar posse como prefeito de SP

 O empresário João Doria (PSDB) foi empossado na tarde deste domingo ao cargo de prefeito de São Paulo na Câmara Municipal. Em seu primeiro discurso, o tucano disse que seu governo iniciará uma “etapa histórica” na vida da cidade.

 

— Começamos uma etapa histórica na vida de São Paulo. Uma etapa de ação, trabalho, atitude e humildade — afirmou Doria.

 

A cerimônia de posse durou cerca 45 minutos. Antes de seu pronunciamento, Doria leu o termo de compromisso em que prometeu exercer o cargo com dedicação e lealdade, cumprir a Constituição e tratar todos os cidadãos com igualdade.

 

O tucano foi eleito em primeiro turno com cerca de 3 milhões de votos em sua primeira disputa eleitoral. A transmissão de cargo ocorreu no Theatro Municipal no fim da tarde, em cerimônia com a presença do prefeito Fernando Haddad (PT) e do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

 

Num discurso breve de despedida, Haddad disse que faz a transição do governo como se fosse a um irmão. No palco do Theatro Municipal, o petista deixou de lado as desavenças políticas entre PT e PSDB e desejou ao sucessor um “grande mandato”.

 

CORDIALIDADE

 

Haddad contou que usava em sua despedida uma gravata que havia recebido de presente de Doria na semana passada. O acessório é azul, cor do PSDB.

 

— Fiz essa transição como se tivesse feito com um irmão. Fiz assim em respeito ao povo trabalhador. Eles merecem tudo de nós — afirmou o petista.

 

Haddad também fez uma defesa de sua gestão ao dizer a Doria que ele receberia uma cidade “em ordem”.

 

— Ponha seu plano de governo para rodar sem ter que se preocupar com fornecedores batendo à porta — disse o petista.

 

No segundo discurso do dia, durante a transmissão do cargo, Doria disse que Alckmin vai colocar o Brasil nos trilhos, numa referência a uma candidatura do tucano à Presidência da República em 2018. A declaração foi feita depois que um dos convidados se manifestou na plateia dizendo que Doria colocaria a cidade nos trilhos.

 

— Vamos sim. E com Geraldo Alckmin vamos colocar o Brasil nos trilhos — emendou o novo prefeito.

 

PARCERIA

 

Alckmin foi o maior patrocinador político da candidatura de Doria. O governador foi contra os principais líderes do PSDB em São Paulo e bancou o afilhado politico para a eleição municipal. Nesta tarde, nem Fernando Henrique Cardoso nem José Serra participaram da cerimônia de posse.

 

Não foi a primeira vez que Doria defendeu o nome de Alckmin para a corrida presidencial. No seu primeiro discurso como prefeito eleito, logo depois das eleições, ele também citou o governador para o pleito de 2018.

 

Alckmin discursou na cerimônia de transmissão de cargo, mas limitou suas palavras ao governo municipal que se inicia. A única menção ao contexto nacional foi quando disse que o Brasil precisa de “otimistas racionais” e destacou que Doria era um desses otimistas.

 

Usando metáforas futebolísticas, Akckmin afirmou que fará uma “tabelinha’ com Doria e que, juntos, farão uma “goleada de realizações”.

 

Nesta tarde tomaram posse também os 55 vereadores eleitos para 17º legislatura (2017-2020) em São Paulo. Desses, 33 se reelegeram.

 

Ainda hoje a Câmara fará eleição para a Mesa Diretora. O escolhido para presidir a Casa pelos próximos dois anos deverá ser o vereador Milton Leite (DEM).

 

Foto: Edilsson Dantas

 

Extra

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe